segunda-feira, 1 de julho de 2013

Luis Costa destaca importância da educação ambiental porque "apenas protegemos o que conhecemos"

O Diretor Regional das Pescas destacou hoje, no Faial, a importância das atividades de educação ambiental, salientando que elas “permitem ao cidadão comum identificar-se com o mundo natural que o envolve”.

"Apenas protegemos o que conhecemos", frisou Luís Costa, que falava na cerimónia de hasteamento da Bandeira Azul na praia de Porto Pim, na cidade da Horta.

O Diretor Regional, além das ações de sensibilização ambiental associadas à Bandeira Azul e que são realizadas pelos poderes regional e local, sublinhou o esforço de coordenação e promoção desenvolvido pelo Governo dos Açores, através da Secretaria Regional dos Recursos Naturais, em campanhas como o SOS Cagarro ou o Açores Entre Mares.

Luís Costa revelou que, este ano, a campanha Açores Entre Mares, que decorreu entre o Dia Europeu do Mar e o Dia Mundial dos Oceanos, registou 116 atividades nas nove ilhas dos Açores, envolvendo 133 entidades e 5.884 participantes.

Esta campanha, coordenada pela Direção Regional dos Assuntos do Mar e integrada no Plano Regional de Educação e Sensibilização Ambiental dos Açores, tem vindo, segundo Luís Costa, a consolidar-se “como um dos períodos de reflexão profunda sobre como usar o mar com sustentabilidade, imaginação e divertimento”.

Relativamente ao processo de candidatura à Bandeira Azul, o Diretor Regional referiu que, apesar de ser exigente para as autarquias e implicar “a coordenação de diversas atividades técnicas, desde a análise da qualidade da água até às valências de apoio à praia”, é “crucial” para a estratégia de desenvolvimento dos Açores.

“Estamos [Governo e autarquias] a demonstrar e a exprimir a qualidade ambiental dos Açores”, frisou.

Em Porto Pim, as atividades de gestão da área balnear são desempenhadas pelo Parque Natural do Faial, da Direção Regional do Ambiente, em conjunto com a Azorina.




GaCS

Sem comentários: