A Secretaria Regional dos Recursos Naturais, através da Direção Regional do Ambiente, deu início ao procedimento para adjudicação das empreitadas de intervenção na Grota do Tapete e na Ribeira do Testo, em Porto Judeu, no concelho de Angra do Heroísmo, em consequência dos danos provocados pela chuva registada no último inverno.
A situação pluviométrica extrema originou o transbordo das linhas de água em diversos locais da freguesia, com danos nas infraestruturas rodoviárias e habitações adjacentes.
Com esta intervenção, pretende-se realizar, na zona do Pico da Dona Joana, o reencaminhamento do caudal captado pela estrada regional para a Grota do Tapete, bem como a construção, nesta linha de água, de uma bacia de retenção e o encaminhamento da ribeira por uma galeria enterrada, com cerca de 75 metros.
A empreitada, prevista na Carta Regional de Obras Públicas, tem um custo base de 170 mil euros e um prazo de execução previsto de 90 dias, após a consignação.
Quanto à adjudicação da empreitada para requalificação e reperfilamento da Ribeira do Testo, ela prevê a demolição de um edifício para aumentar a secção de vazão da passagem hidráulica e a estabilização da zona a montante do local onde ocorreu a derrocada parcial de um muro.
A empreitada inclui ainda o enquadramento urbano da zona que agora é ocupada pelo edifício, prevenindo-se, desta forma, a ocorrência de novas enxurradas e dos consequentes danos.
Esta empreitada, também prevista na Carta Regional de Obras Públicas, tem um custo base de 320 mil euros e um prazo de execução previsto de cinco meses, após a consignação.
GaCS
Sem comentários:
Enviar um comentário