O Museu de Angra do Heroísmo inaugura sábado, 3 de outubro, pelas 15h00, a exposição “Mundo Pequenino: a infância entre 1890 e 1950”, que estará patente ao público, na Sala Dacosta, até 31 de janeiro.
Esta exposição é parte de uma mostra de peças de vestuário, móveis e brinquedos pertencentes às coleções do Museu de Angra do Heroísmo ou temporariamente cedidas por particulares e instituições.
A mostra visa dar a conhecer as profundas alterações introduzidas no conceito de infância, nas sociedades ocidentais, durante as primeiras décadas do século XX, e que se consubstanciam na Declaração dos Direitos das Crianças, de 1959.
Articulada em três núcleos expositivos, denominados “Nascer e sobreviver”, “Crescer” e “E o fim da infância”, a exposição explicita o processo de instauração do paradigma de infância caraterístico da modernidade, apontando as melhorias implementadas ao nível da alimentação, cuidados de higiene, saúde, conforto, atividades lúdicas e educação infantis, dando conta do reflexo dessas alterações ao nível local.
A inauguração inclui uma visita orientada por Maria Manuel Velásquez Ribeiro, comissária da exposição, e a apresentação da obra de literatura infantojuvenil "Entre Castelos", de Carlos Bessa, autor do texto, e Diogo Bessa, ilustrador.
A apresentação desta obra estará a cargo de Jorge Paulus Bruno, diretor do Museu de Angra do Heroísmo, a que se seguirá a leitura de um dos contos do livro, à maneira dos narradores tradicionais, pelo ator Valter Peres.
Carlos Bessa, autor de vários livros de poesia e com trabalhos publicados na área da crítica de arte e literatura, estreia-se na ficção com esta obra para um público mais novo, enquanto Diogo Bessa, um jovem designer natural dos Açores e residente no Porto, mostra neste livro um pouco do seu trabalho, que se tem dividido entre a ilustração e outro tipo de trabalhos gráficos.
A Direção Regional da Cultura informa que este e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no endereço eletrónicowww.culturacores.azores.gov.pt.
GaCS
Sem comentários:
Enviar um comentário