A Diretora Regional da Juventude revelou, em Ponta Delgada, que o 5.º LABJOVEM – Concurso de Jovens Criadores dos Açores recebeu 192 candidaturas, tendo sido selecionados 27 projetos para integrar a Mostra LABJOVEM 2016.
Pilar Damião, que falava sábado na apresentação dos resultados do Concurso LABJOVEM, salientou que a Mostra LABJOVEM será apresentada nos Açores, em Lisboa e, pela primeira vez, o vencedor de cada área a concurso terá a oportunidade de participar, integrado nesta mostra, no Edimburgh Festival – Fringe, na Escócia.
Para a Diretora Regional da Juventude, a aposta nas indústrias criativas “constitui um fator estratégico de competitividade”, acrescentando que este é um “setor gerador de emprego e riqueza, veículo de afirmação internacional das comunidades”.
“Proporcionar aos jovens criadores uma plataforma criativa como o LABJOVEM é apostar num grupo de pessoas criativas, com espírito empreendedor, com competências, informação, conhecimento e talento capazes de intensificar a inovação e aposta na tecnologia”, frisou.
Pilar Damião afirmou, ainda, que, “para o Governo dos Açores, é indubitável que os agentes culturais são verdadeiros agentes de mudança social e económica”, pois “possuem todos os instrumentos para responder mais eficazmente aos novos desafios da sociedade do conhecimento”.
Entre os projetos selecionados, 18 são de jovens criadores de São Miguel, cinco da Terceira e quatro do Faial.
Os primeiros classificados das áreas a concurso são João Rebelo Costa (Arquitetura), Sofia Botelho (Artes Plásticas), Inês Ribeiro (Design de Cerâmica), André Pimentel (Design Gráfico), Sara Azad (Fotografia), Luís Brum (Ilustração e Banda Desenhada), Carla Veríssimo e Juan Cascales (Literatura), Rubeshe Santos (Música) e Sara Azad (Vídeo).
O concurso LABJOVEM – Jovens Criadores dos Açores é um projeto do Governo dos Açores, através da Direção Regional da Juventude, organizado pela Associação Cultural Burra de Milho, que visa incentivar e promover jovens criadores das diferentes áreas artísticas, servindo de plataforma a uma nova geração de artistas açorianos.
GaCS
Sem comentários:
Enviar um comentário