A Diretora Regional da Juventude elogiou ontem, na Ribeira Grande, o projeto de empreendedorismo social “Terra Jovem” que a Associação de Promoção Públicos Jovens em Risco tem vindo a desenvolver.
Pilar Damião, que participava na sessão de encerramento do Seminário “Terra Jovem - Empregabilidade Jovem: Agir Local, pensar global”, frisou que “desde a primeira hora foi reconhecido o mérito do projeto”, verificando-se que tinha enquadramento numa das áreas em que a Direção Regional da Juventude tem vindo a apostar com “grande veemência”, o empreendedorismo social jovem.
Considerando a urgência em dar resposta a algumas vulnerabilidades sociais em que se encontram alguns jovens, “a Direção Regional da Juventude tem vindo a apoiar projetos que visam reduzir fatores de risco, reforçando nos jovens condições que permitam um crescimento saudável e harmonioso, reduzindo o abandono escolar precoce”, salientou a Diretora Regional da Juventude.
Foi neste sentido que, segundo Pilar Damião, a Direção Regional da Juventude implementou o programa “Inspira-te, Aprende e Age”, uma iniciativa desenvolvida em parceria com entidades locais estratégicas, que visa a aquisição de competências pessoais e sociais dos jovens a partir de metodologias de intervenção alternativas.
A Diretora Regional da Juventude informou, ainda, que o programa, que já foi realizado na Graciosa e Terceira, este ano concretizar-se-á nas ilhas de São Jorge e São Miguel.
Pilar Damião destacou, também, o programa de incentivo ao empreendedorismo social jovem, “Jovens +” que tem sido “uma forte aposta” da Direção Regional da Juventude.
“O empreendedorismo social deve ser considerado, cada vez mais, como uma estratégia de maximização do capital social existente para realizar mais iniciativas, programas e ações que permitam a uma comunidade desenvolver-se de forma sustentável, aumentando a articulação de grupos produtivos e estimulando a participação da população, ampliando o "espaço público" dos cidadãos em situação de exclusão e risco”, defendeu a Diretora Regional da Juventude.
O projeto “Terra Jovem” é cofinanciado pelos fundos EEA Grants, no âmbito do Programa “Cidadania Ativa”, gerido pela Fundação Calouste Gulbenkian, e tem como parceiros o Governo dos Açores, através das Direções Regionais da Juventude e Solidariedade Social, e a Associação de Municípios da Ilha de São Miguel.
O objetivo deste projeto é promover a empregabilidade dos jovens em situação de vulnerabilidade através de um duplo movimento de ativação dos jovens e das comunidades (IPSS/ONG, empresas e entidades públicas) numa lógica territorial de empreendedorismo social, coesão e justiça social e desenvolvimento sustentável.
GaCS
Sem comentários:
Enviar um comentário