A Secretaria Regional da Agricultura e Ambiente, através da IROA, iniciou duas novas obras num valor global de quase 100 mil euros que vão reforçar e melhorar o abastecimento de água à agricultura em S. Miguel, beneficiando 380 explorações.
A obra de construção do complexo de reservatórios do Bardo da Cruz, na Freguesia de Santo António, adjudicada à empresa João Luis Correia & Filhas, Lda., tem um prazo de execução de 90 dias e prevê a construção de dois reservatórios com capacidade de 1200 m3 e um ponto de abastecimento.
A empreitada, inscrita da Carta Regional das Obras Públicas, vai assim permitir um aumento da capacidade total de armazenamento para 1800 m3, o que significa um maior volume de água para responder, com maior facilidade, às necessidades dos agricultores numa área de 1300 hectares.
Já a empreitada de Construção de Conduta Adutora ao Reservatório dos Areeiros Vila Franca do Campo, no Perímetro de Ordenamento Agrário (POA) da Zona Central da Ilha de São Miguel, adjudicada à mesma empresa regional, tem um prazo de execução de 60 dias e vai permitir melhorar a rede de distribuição de água agrícola.
Esta obra que permite substituir uma antiga conduta de barro, assume uma significativa importância para a atividade agropecuária do concelho de Vila Franca do Campo, numa área de 1500 hectares.
O investimento público executado pelo Governo dos Açores ao nível do abastecimento de água, caminhos e eletrificação insere-se na política estratégica delineada para o desenvolvimento setor, com o objetivo de reforçar a competitividade através da redução dos custos da exploração e, também, para a melhoria das condições de trabalho dos produtores agrícolas.
GaCS
Sem comentários:
Enviar um comentário