A Secretaria Regional da Solidariedade Social promoveu, em S. Miguel, a realização de uma sessão de esclarecimento sobre os critérios de elegibilidade para a integração de crianças no programa "Intervenção Precoce na Infância".
Esta iniciativa da Divisão de Ação Social de S. Miguel Sul, que teve início segunda-feira e encerra hoje, surgiu da necessidade de identificar e intervir precocemente no adequado acompanhamento das crianças das famílias acompanhadas pelo Núcleos de Ação Social (NAS).
Desta forma, pretende-se prevenir o risco grave de atraso de desenvolvimento das funções ou estruturas do corpo das crianças, que limitam o seu normal desenvolvimento e a participação nas atividades diárias, considerando os padrões de desenvolvimento próprios para a respetiva idade e comunidade envolvente, assim como detetar atempadamente a existência de condições biológicas, psicoafectivas ou ambientais que impliquem uma alta probabilidade de atraso relevante no desenvolvimento da criança.
Nesse sentido, a ação procurou dotar os técnicos dos Núcleos de Ação Social de metodologias e instrumentos que lhes permitam efetuar uma triagem inicial adequada das situações que acompanham, numa perspetiva integrada, centrada na criança e na família, visando, numa fase posterior, o desenvolvimento de ações de natureza preventiva e reabilitativa no âmbito da educação, da saúde e da ação social.
GaCS
Sem comentários:
Enviar um comentário