O Diretor Regional das Comunidades afirmou, em Porto Alegre, capital do estado brasileiro do Rio Grande do Sul, que o Governo dos Açores “tem desenvolvido uma política de aproximação cada vez maior às comunidades da diáspora”, através do apoio à realização de iniciativas que “as valorizam, promovem o estreitamento de laços e o conhecimento recíproco”.
Paulo Teves, que falava quinta-feira numa reunião com a Direção do Instituto Cultural Português de Porto Alegre, salientou o papel desempenhado por esta instituição “nas áreas da pesquisa, estudo, preservação e divulgação da ancestral presença açoriana” neste estado do sul do Brasil.
“O Instituto Cultural Português tem sido parceiro do Governo dos Açores em vários projetos que visam sensibilizar a comunidade local para os valores da Açorianidade. Neste âmbito, a realização do II Encontro de Salas Açorianas, que teve a sua primeira edição em março do ano passado, aquando da visita do Subsecretário Regional da Presidência para as Relações Externas, contará novamente com o apoio da Região”, frisou Paulo Teves.
No âmbito da visita que realizou ao Rio Grande do Sul, o Diretor Regional das Comunidades esteve também com a Câmara Riograndense do Livro, num encontro em que esteve em destaque a participação açoriana na 62.ª Feira do Livro de Porto Alegre, na qual os Açores serão a região convidada, merecendo, por isso, natural evidência no certame.
“Trata-se de uma excelente oportunidade para a promoção da imagem dos Açores, da sua história e cultura e, em particular, dos escritores açorianos”, afirmou Paulo Teves.
A Feira do Livro de Porto Alegre, um dos eventos culturais de maior visibilidade e abrangência no Brasil, é considerada a maior feira do livro a céu aberto da América do Sul.
Realizada pela primeira vez em 1955, esta feira disponibiliza cerca de uma centena de stands com obras de todos os géneros literários, destinadas a todos os públicos, de todas as idades, bem como um conjunto de atividades paralelas de natureza cultural.
GaCS
Sem comentários:
Enviar um comentário