A Marina da Horta, a mais frequentada do arquipélago dos Açores, movimentou até ao final de Agosto mais iates do que nos anos anteriores, divulgou hoje a administração.
Segundo a administração da Marina da Horta na passada terça-feira registou-se a entrada do iate número 1.256.
Segundo Rui Prieto, vogal da Administração dos Portos do Triângulo e Ocidente (APTO), o novo recorde de entradas na Horta supera em um os números registados até agora na totalidade dos 12 meses dos anos de 2004 e 2006, e que se cifravam em 1.255 embarcações.
O iate número 1.256 foi o "Taurus", com 7,49 metros de comprimento e 3,25 toneladas de peso, uma embarcação com pavilhão português que vinha de Ponta Delgada e para onde regressa, após uma estadia de três meses no Faial.
A Marina da Horta, gerida pela APTO, S.A. é a mais antiga dos Açores e é também a mais frequentada do arquipélago, acumulando todos os anos, desde 1998, um movimento superior a 1.100 embarcações.
Rui Prieto lembra que as estatísticas referentes à Marina da Horta "contabilizam somente uma entrada anual por embarcação, estando os iates pertencentes a cidadãos residentes na Horta sujeitos a registo estatístico apenas por ocasião da primeira entrada, após a respectiva aquisição".
Crescente tem sido também o movimento de "mega-iates" na Marina da Horta (embarcações de recreio, à vela ou a motor, com mais de 25 metros de comprimento), que tem sido sempre superior a uma centena/ano - o recorde data de 2007 e está nos 152 iates.
A Marina da Horta dispõe de cerca de 300 pontos de amarração e regista muita procura, sobretudo por parte de embarcações que atravessam o Oceano Atlântico, devido a razões de ordem geográfica.
A APTO entende também que há "motivos de ordem histórica" que influenciam a escala de iates na ilha do Faial, "em especial a forma de acolher os visitantes, que tradicionalmente caracteriza os habitantes da ilha".
O crescente número de iates na Marina da Horta resulta também da realização de várias regatas internacionais que ligam a França aos Açores, e que fazem escala no Faial.
De acordo com publicações internacionais da especialidade, a Marina da Horta é o segundo porto de recreio oceânico mais movimento da Europa e o quarto em todo o mundo, sendo apenas suplantado por Gibraltar, Trindade e Bermudas.
Fonte: DN Portugal
Sem comentários:
Enviar um comentário