quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Campanha SOS Cagarro já arrancou


A campanha SOS Cagarro arranca esta quinta-feira nos Açores, local onde existe a maior colónia mundial desta ave marinha. O objectivo da campanha é salvar alguns milhares de aves através da sensibilização da população. «É uma das campanhas mais importantes que fazemos nos Açores», revela o secretário regional do Ambiente e do Mar, Álamo Menezes, à Lusa na cerimónia que assinala o arranque da campanha.


Álamo Meneses recorda que os Açores têm a maior colónia mundial de cagarros, visto que 75% da população desta espécie passa pelo arquipélago. O responsável revela ainda que o cagarro é protegido por leis nacionais e internacionais que proíbem a capturar, a detenção ou o abate destas aves, assim como a danificação do habitat dos animais.


A campanha SOS Cagarro, que se realiza anualmente, quer salvar os cagarros juvenis que caem junto às estradas quando tentam sair dos ninhos, numa altura em que os seus progenitores já iniciaram a migração anual. Estes pássaros mais jovens, encadeados pelas luzes dos carros e confundidos pela luminosidade das habitações mais próximas, correm o risco de ser atropelados mortalmente.


Assim, Álamo Meneses recorda que a campanha do ano passado permitiu salvar em todas as ilhas dos Açores cerca de cinco mil aves, o que significa que cada vez mais açorianos estão «sensibilizados para esta campanha», afirma.


A campanha SOS Cagarro vai decorrer até Novembro e envolve a colaboração da Rede Regional de Ecotecas, associações de bombeiros, GNR, PSP, Polícia Marítima, grupos de escuteiros, comunidades escolares e organizações não-governamentais.


Fonte: IOL Diário

Sem comentários: