Na sequência de notícia hoje divulgada pela Antena 1/Açores, a propósito dos aumentos dos funcionários portugueses ao serviço do destacamento norte-americano nas Lajes, o Gabinete do Secretário Regional da Presidência esclarece o seguinte:
1. Não é verdade que, como se afirma na notícia em causa, ninguém tenha querido responder aos trabalhadores. O Gabinete do Secretário Regional da Presidência e a equipa de representantes da Região, logo que alertados para o facto por alguns trabalhadores, fizeram o que é suposto e responsavelmente eficaz: procuraram junto das entidades competentes apurar os factos, encontrar o problema e obter uma solução
2. Apurados os factos, verifica-se que a implementação dos aumentos salariais para este ano, à luz do novo sistema, está pendente da resolução de um passo burocrático administrativo por parte do Comando Português, que se espera possa vir a ser superado a muito breve trecho.
3. Como é exigível num caso como este, e foi garantido aos representantes da Região no âmbito do Acordo de Cooperação e Defesa entre Portugal e os Estados Unidos, as actualizações salariais vão ser pagas com retroactividade a Julho, mês em que deveriam ter sido inicialmente aplicadas.
4. O Governo dos Açores espera que as questões burocráticas reveladas este ano não voltem a suceder nos anos seguintes, permitindo que os aumentos salariais dos trabalhadores decorrentes da aplicação do novo sistema sejam mais expeditos e directos, razão também pela qual se procedeu à alteração do Acordo de Cooperação e Defesa entre Portugal e os EUA.
GaCS/SRP
Sem comentários:
Enviar um comentário