O Governo dos Açores, através da Secretaria Regional da Ciência Tecnologia e Equipamentos, está a desenvolver e a coordenar um plano global de contingência para as comunicações ao nível da Região, que conta com o apoio da ANACOM, Autoridade Nacional de Comunicações, entidade que regula e supervisiona o sector das comunicações electrónicas e postais em Portugal.
Este é mais um projecto inovador, único a nível nacional, levado a cabo pelo Governo dos Açores, que visa a criação de um conjunto de mecanismos que garantam a ligação permanente com os pontos de contacto com as várias entidades da Região, a fim de proporcionar um acesso imediato a informações essenciais perante situações de crise ou de guerra.
Este projecto permite ainda o estabelecimento de um conjunto de procedimentos para a avaliação e recuperação das comunicações após a sua rotura, garantindo assim a continuidade da acção governativa, a sobrevivência, a protecção das populações, bem como o apoio às Forças Armadas.
O projecto-piloto conta com a colaboração da Portugal Telecom, da EDA, da Câmara Municipal da Povoação e da Câmara Municipal da Praia da Vitória.
As várias entidades já se reuniram, sob a coordenação da Direcção Regional da Ciência, Tecnologia e Comunicações, para a elaboração de um plano de implementação do projecto que se pretende que venha a ser uma realidade até ao fim do deste ano.
Até lá, irão decorrer diversas sessões de trabalho e alguns exercícios para simulação de situações reais. Prevê-se que uma das avaliações do projecto possa ser feita num cenário de exercício nacional, no âmbito da Comissão de Planeamento de Emergência das Comunicações.
GaCS/VS
Sem comentários:
Enviar um comentário