quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Governo apoia missão científica de 10 dias a montes submarinos dos Açores



O Secretário Regional da Ciência, Tecnologia e Comunicações, José Contente e o Secretário Regional do Ambiente e do Mar, Álamo Menezes, visitaram hoje no porto da Horta o “ NRP Gago Coutinho” a convite do Comandante Peça Pacheco e do Director Geral do Instituto Hidrográfico para se inteirarem dos aspectos de relevância técnica e científica da missão de 10 dias que decorrerá a bordo do navio aos montes submarinos dos Açores. Ricardo Serrão Santos, Director do DOP da Universidade dos Açores, acompanhou a visita.

É já amanhã que o Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores (DOP/UAç) inicia um cruzeiro de investigação ao monte submarino Condor e ao monte submarino Voador, situados respectivamente a 22 e 123 milhas náuticas da cidade da Horta, no âmbito dos estudos sobre a biodiversidade e funcionamento destes importantes ecossistemas.

Em declarações aos jornalistas após a visita ao navio, o Secretário Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos considerou “ fundamentais todos os projectos de investigação e, neste caso, do DOP, que está-se a constituir num verdadeiro centro de excelência de ciência e tecnologia ligada à exploração dos oceanos”. José Contente acrescentou que “ esta missão , que é co-financiada pelo Governo Regional dos Açores, tem e vai ter importantes impactos ao nível da investigação e também da nossa capacidade de poder recolher não só amostras mas também estudos na área da geologia e na área da química e da bioquímica, e do próprio conhecimento da hidrografia do nosso mar. Isto de modo a que o DOP esteja, como está, na linha da frente da exploração dos oceanos, no caso do Oceano Atlãntico”.

José Contente afirmou ainda que “o DOP é uma instituição credível e acreditada a nível internacional, por exemplo em matéria de exploração dos oceanos é a sétima organização mundial melhor colocada, devido ao trabalho dos seus investigadores. Por isso, o Governo Regional se associou ao financiamento na sua quase totalidade do novo edifício do DOP como apoia os seus projectos de investigação, como é o presente caso”.
O cruzeiro que arranca amanhã decorre a bordo do NRP “Gago Coutinho”, do Instituto Hidrográfico, e beneficia da presença no navio da equipa e do ROV Luso cedidos pela EMEPC (Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental). O principal objectivo do cruzeiro é o de estudar a extensão das colónias de corais frios que povoam os ambientes e a sua eventual interacção com as pescas de profundidade. Os corais frios, alguns dos quais têm longevidades superiores a mil anos, são consideradas espécies prioritárias em termos de conservação.

A missão, que se prolonga até ao dia 15 de Agosto, decorre maioritariamente no âmbito do projecto CoralFish (
http://www.eu-fp7-coralfish.net/), financiado pelo 7º Programa Quadro de Investigação da Comissão Europeia, sendo um dia dedicado ao projecto CONDOR (http://www.condor-project.org/). Os resultados serão também muito relevantes no âmbito do projecto Europeu, HERMIONE (http://www.eu-hermione.net/) no qual todos os trabalhos referentes a montes submarinos são coordenados pelo DOP/UAç. Esta missão conta ainda com o apoio e co-financiamento do Governo dos Açores, através da Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos, e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

Os estudos sobre montes submarinos e corais frios tomaram grande relevância a nível internacional, dado o interesse que estes sistemas têm do ponto de vista económico, no âmbito das pescas, prospecção mineral e bio-prospecção, incluindo os recursos genéticos. Os montes submarinos são ecossistemas que requerem também conhecimento aplicado à gestão e conservação sustentáveis. O DOP/UAç é actualmente uma das instituições que a nível mundial lidera os estudos do mar profundo, em especial dos ecossistemas hidrotermais e dos montes submarinos. No último quinquénio (2006-2010) o DOP/UAç passou a ocupar, enquanto instituição científica, a sétima posição a nível mundial em termos de publicações científicas internacionais sobre estas temáticas indexadas na base de dados internacional da Web of Knowledge, a qual é utilizada para aferir as prestações científicas globais.

No âmbito científico participa na missão uma equipa de oito investigadores do DOP/UAç, liderada por Ricardo Serrão Santos, director do DOP, e ainda dois geólogos do Laboratório Nacional de Energia e Geologia que, para além de acompanharem toda a missão, vão ter um dia dedicado ao estudo geológico do sítio hidrotermal Menez Gwen, num âmbito de um projecto financiado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

No dia 6 de Agosto a missão contará com a visita do Secretário de Estado da Defesa Nacional e dos Assuntos do Mar, Marcos Perestrello, do Secretário Regional do Ambiente e do Mar, Álamo Meneses, e outras individualidades, os quais terão ocasião de observar as operações de investigação em curso no recém-criado Observatório Submarino do Monte Condor.



GaCS/SF/SRAM/SRCTE

Sem comentários: