terça-feira, 3 de agosto de 2010

Investigadores açorianos poderão participar em concurso trans-regional sobre biodiversidade



Está em preparação o primeiro concurso para financiamento de projectos de investigação dirigida especificamente à biodiversidade tropical e subtropical nas regiões e territórios ultraperiféricos da Europa (RUP). O concurso tem enquadramento no projecto NET-BIOME (http://www.netbiome.org/) e prevê-se o seu lançamento entre Setembro e Outubro de 2010. O Governo dos Açores, através da Secretaria Regional do Ambiente e do Mar como parceiros do NET-BIOME, incluem-se nas 10 instituições que contribuem com fundos para esta iniciativa. Inserem-se neste grupo de entidades financiadoras outras 7 regiões e territórios parceiros do projecto e ainda as agências nacionais de financiamento em investigação de Portugal (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e França (Agence National de Recherche). O orçamento provisório para o concurso é de cerca de €2.5 milhões.

O concurso intitulado “Towards Biodiversity Management in Support of Sustainable Development in Tropical and Subtropical EU” representa um primeiro sinal concreto do compromisso assumido pelos parceiros do NET-BIOME e integra-se numa estratégia global que visa estabelecer uma parceria duradoira em política de financiamento de investigação em biodiversidade dentro do Consórcio. Essa política tem como objectivo ampliar a colaboração entre as regiões e territórios para aumentar a qualidade, capacidade e visibilidade da investigação em biodiversidade feita nas RUP. Pretende-se com isto garantir a qualidade do ambiente natural das regiões e territórios em questão (através da implementação de práticas de gestão baseadas em informação de qualidade) ao mesmo tempo que se faz uma aposta clara em linhas inovadoras de uso e exploração sustentável dos recursos naturais que abundam nas RUP.

Balizando o NET-BIOME nas actividades prioritárias da Conferência das Regiões Periféricas e Marítimas - na qual os Açores se integram - verifica-se que a estratégia e, concretamente, esta primeira acção agora divulgada, tem um elevado potencial para contribuir para o aumento da competitividade destas regiões através das suas acções em política de investigação. Assim, pretende-se que se veja reforçada no futuro a participação destas regiões e territórios na definição e aplicação de políticas comunitárias, nomeadamente em matéria de ambiente e investigação. Assim, o NET-BIOME fornece uma oportunidade única para as RUP para consolidarem o seu posicionamento no quadro da política europeia.

Com um investimento de 200 mil euros neste concurso, mais uma vez a Região confirma a aposta já assumida na excelência da sua investigação bem como na promoção da sua riqueza biológica através do conhecimento, gestão sustentável, educação e sensibilização da sociedade.



GaCS/SF/DRA

Sem comentários: