A nova Variante a Rabo de Peixe deverá ficar concluída no mês de Abril de 2011 e será uma estrada com características essencialmente urbanas, com passeios nos dois lados da Variante e uma ciclovia e iluminação pública em toda a sua extensão. São “elementos que tornam esta via ainda mais ampla, constituem uma mais valia para os habitantes e uma garantia de segurança para os condutores”, sublinhou o Secretário Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos que esta manhã visitou as obras de construção.
A empreitada de construção da Variante a Rabo de Peixe, adjudicada ao consórcio constituído pelas empresas açorianas Tecnovia-Açores, SA., Marques, SA. e Eng.º Luís Gomes, SA., representa um investimento de cerca de oito milhões de euros.
A nova artéria constitui uma alternativa à actual E.R. nº 1-1ª, que passa no interior da Vila de Rabo de Peixe. Com a construção desta variante, a circulação na costa norte passará a fazer-se de uma forma mais segura, cómoda e rápida, melhorando também, desta forma, a segurança dos habitantes da localidade porque o tráfego principal deixará de circular no centro da vila, referiu o governante após a visita às obras.
José Contente defende que a Variante a Rabo de Peixe é uma infra-estrutura rodoviária fundamental “porque vai trazer uma nova alma aos habitantes da Vila e vai trazer também muito mais segurança a todos os que transitam entre os concelhos de Ponta Delgada e Ribeira Grande e fará uma ligação mais rápida entre a Ribeira Grande e as Capelas”.
Com uma extensão de 3,5 quilómetros, a nova via tem o seu início a partir da designada Canada Grande, perto do Pico da Predra, e termina na ligação ao acesso ao porto de pescas.
O projecto da obra deu particular destaque à integração paisagística, uma das prioridades da tutela para esta legislatura no que diz respeito ás acessibilidades, tendo sido desenvolvido um projecto de arquitectura paisagística para o interior das cinco rotundas. Além disso, ao longo dos passeios da Variante estão a ser construídas cerca de 300 caldeiras para plantação de árvores.
Nas zonas mais urbanas, como é o caso dos troços junto à Rua do Rosário e ao longo da Rua d’Água, foram previstas áreas para estacionamento. As intersecções com os arruamentos existentes são todas de nível, excepto na Travessa das Areias que é feita através de passagem inferior.
O governante referiu que, diariamente, segundo as estimativas, circulam mais de 1500 viaturas pela estrada regional que atravessa o centro da Vila, com zonas muito estreitas e com as casas e zonas comerciais que dão directamente para a estrada. Portanto, diz, “com esta via a questão dos atrasos e até de insegurança para quem anda a pé ou para quem conduz ficam resolvidos”.
Esta obra inclui os vários domínios de construção de uma rodovia, como sejam as terraplenagens, a drenagem, a pavimentação, a sinalização e equipamento de segurança, a construção de uma passagem inferior e ainda obras acessórias que compreendem a iluminação pública, o arranjo paisagístico e as vedações em muros de pedra e pré-fabricados.
No troço final da Variante, devido à maior inclinação do trainel, foi pensada uma faixa adicional, numa extensão de 500 metros aproximadamente, destinada ao trânsito de viaturas pesadas.
De acordo com José Contente, a obra está a decorrer a bom ritmo e está a ser construída segundo a calendarização inicialmente prevista, afirmando aos jornalistas que “estamos com os prazos devidamente equacionados e cumpridos pelo que vamos conseguir dar à Vila de Rabo de Peixe esta variante no tempo previsto e será uma boa alternativa para todos aqueles que transitam aqui”.
O Secretário dos Equipamentos acrescentou ainda que é um grande investimento do Governo dos Açores e que permite que o desenvolvimento da Vila de Rabo de Peixe passe também pela garantia de boas acessibilidades.
GaCS/VS
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