O Secretário Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos anunciou esta tarde a adjudicação, a uma empresa regional, da concepção do projecto de construção do novo planetário fixo, com tecnologia digital de ponta, um equipamento que irá destacar o Observatório Astronómico de Santana (OASA), na Ribeira Grande, a nível nacional.
A infra-estrutura, além do planetário fixo, irá contemplar a construção de um auditório com capacidade para 70 pessoas, roteiros digitais e espaços para exposições interactivas e multimédia, à semelhança da que foi hoje inaugurada, “Porquê o Espaço? A Aventura Espacial”, no OASA.
José Contente acredita que a obra poderá ser lançada a concurso no primeiro trimestre de 2011, após a conclusão do projecto que deverá ficar concluído até ao final deste ano.
“Estamos a assinalar o crescimento do conhecimento e estamos a enquadrarmo-nos, num âmbito mais vasto, naquilo que é a Agenda Digital que tem, entre outras coisas, três princípios fundamentais: o aumento do valor das sociedades baseadas no conhecimento, e é isso que queremos promover com este tipo de iniciativa; a necessidade de capacitar as pessoas para sociedades cada vez mais inclusivas, também em termos digitais; e a aposta numa economia competitiva e interligada àquilo que é entendível como ‘verde’, ou seja, uma economia limpa e que seja, como os europeus dizem, hipocarbónica”, referiu o governante.
Na visita a um dos Centros de Ciência dos Açores, o OASA, em Rabo de Peixe, um espaço que funciona como núcleo de divulgação científica e promoção do conhecimento na área da astronomia, José Contente exprimiu o desejo de, reunindo os seis Centros de Ciência e todos os projectos na área científica apoiados pela tutela, criar um movimento novo, uma sociedade fundada também no conhecimento, na tecnologia e nas comunicações.
Na inauguração da exposição, o Secretário Regional afirmou que “queremos reunir todos os que têm conhecimentos científicos e tecnológicos que garantam que a sociedade açoriana caminhe para novos prismas de desenvolvimento”, acrescentando que este desígnio não pretende responder apenas às exigências europeias no âmbito da Agenda Digital, é antes o inicio de uma caminhada que estabeleça nos Açores uma Sociedade da Informação e do Conhecimento.
O membro do Governo dos Açores aproveitou para felicitar a autarquia da Ribeira Grande e a Fundação Sócio-Profissional e Cultural da Ribeira Grande, entidade gestora do OASA, pelo número de visitas alcançadas, mais de 12 mil pessoas por ano, entre escolas, astrónomos amadores e visitantes.
“Ficamos satisfeitos por termos parceiros empenhados a trabalhar connosco para alcançar esses objectivos e desta forma, reunindo desde crianças aos adultos e de todos os estratos sociais, consigamos um novo patamar de desenvolvimento baseado no conhecimento”, rematou.
José Contente visitou a exposição interactiva e multimédia “Porquê o Espaço” acompanhado por um grupo de crianças do ATL dos Milagres.
GaCS/VS
Sem comentários:
Enviar um comentário