segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Casa Manuel de Arriaga vai abrir ao público este ano



A Casa Manuel de Arriaga, cujo projecto museográfico foi hoje apresentado na cidade da Horta, vai abrir ao público ainda durante o corrente ano.

A garantia é do Director Regional da Cultura, Jorge Bruno, que assistiu esta segunda-feira, na ilha do Faial, à apresentação do projecto de “exposição permanente” da Casa Manuel de Arriaga, da autoria do designer Rui Filipe.

Esta exposição, da qual será “cicerone” a figura do próprio Manuel de Arriaga, desenvolve-se ao longo de três núcleos principais, subordinados aos temas “Vida e obra de Manuel de Arriaga”, “A Primeira República” e “Democracia e Cidadania”.

De acordo com o Director Regional da Cultura, o projecto museográfico hoje apresentado na Horta irá sofrer agora “pequenos ajustes”, os quais serão feitos ainda no decorrer desta semana, com vista a não retardar a elaboração do projecto final.

Segundo Jorge Bruno, “se tudo continuar a correr conforme desejamos” –
no que se inclui a obra de construção civil, já em curso – a Casa Manuel de Arriaga irá abrir ao público este ano, “provavelmente durante o último trimestre”.

Orçada em 900.000 euros, acrescidos de IVA à taxa legal em vigor, a empreitada de reabilitação da Casa Manuel de Arriaga foi consignada, em Julho do ano passado, à empresa Nascimento, Neves & Filho, Lda., com um prazo de execução de 240 dias.

Com a sua recuperação e consequente instalação do respectivo projecto museográfico, o Governo dos Açores pretende restituir aos faialenses, em particular, e aos açorianos, em geral, um espaço que, para além de evocar a memória de Manuel de Arriaga, significará também um território de reflexão dos ideais republicanos e de sensibilização para os valores da cidadania.

O antigo solar dos Arriagas, onde nasceu e viveu até aos 21 anos de idade aquele que viria a ser o primeiro Presidente da República, foi edificado durante a primeira metade do século XIX e, desde Outubro de 2008, está classificado como Imóvel de Interesse Público.



GaCS/FG

Sem comentários: