sábado, 2 de julho de 2011

Açores disponíveis para reforçar cooperação com os EUA





A parceria entre os Açores e os Estados Unidos da América é quase tão antiga como a própria independência daquele país permanencendo actuais os motivos pelos quais essa parceria começou a ser estabelecida, nomeadamente “a localização privilegiada do arquipélago para a definição dos cenários geo-estratégicos mais amplos”, mas também para o fortalecimento científico e cultural das suas sociedades e para o incremento das trocas comerciais num contexto de partilha de valores e ideiais”, salientou, esta sexta feira, em Ponta Delgada, o Secretário Regional da Economia, durante uma recepção comemorativa do 235º aniversário da Independência dos EUA.

Vasco Cordeiro, que falava em representação do Presidente do Governo, salientou os laços que ligam a Região aos EUA, e que permitem afirmar que “tal como os Estados Unidos estão entre nós, aqui nos Açores, também os Açores estão entre os norte americanos, fruto da numerosa comunidade presente em diversos Estados”.

Uma relação, aliás, “plena de significado, não só devido ao facto dos laços emocionais que nos ligam, mas também pelas circunstância de nos Açores ter sido instalado o primeiro consulado norte americano”.

O governante deixou também expresso o desejo “de passados 216 anos da presença daquele país na Região ser possível fazer progredir esta parceria para novas áreas e novos horizontes, na superação das condições económicas adversas que se nos colocam hoje”.

Uma parceria que, destacou ainda, permite “reafirmar o sentido de renovação destas ligações, assentes mais nas instituições e menos nos fluxos migratórios”.




GaCS/NM

Sem comentários: