Foi apresentado hoje, em Ponta Delgada, o novo Portal da Juventude, criado pelo Governo dos Açores. Com o endereço www.juventude.azores.gov.pt, a criação do portal, orientado para a juventude açoriana, é mais um passo da estratégia que o Governo dos Açores estabeleceu para a área da Comunicação com os Jovens.
De acordo com o Diretor Regional da Juventude, Bruno Pacheco, o novo Portal funciona como uma “porta de entrada para todas as instâncias relacionadas com a juventude açoriana,” uma vez que agrega toda a informação disponível para os jovens açorianos, desde candidaturas até à informação sobre programas da Direção Regional da Juventude e de outros departamentos do Governo.
Bruno Pacheco afirmou que uma das novidades do Portal passa pela forma como a informação é disponibilizada, uma vez que esta estará organizada “permitindo que os jovens açorianos entrem rapidamente em contacto com o Governo.”
Segundo o Diretor Regional “o tratamento da informação é simplificado, possibilitando uma maior corelacionamento entre a Administração e a juventude açoriana.”
Associativismo, Voluntariado e Cidadania, Tempos Livres, Informação, Mobilidade, Criatividade e Empreendedorismo são algumas das temáticas que o Portal da Juventude disponibiliza.
O Portal da Juventude assenta em três grandes princípios: na Aproximação ao Cidadão Jovem, na medida em que a comunicação digital favorece a proximidade do Governo com os jovens; no princípio da Desmaterialização e o princípio da Transparência, uma vez que os processos passam a estar disponíveis a partir do Portal, tornando-os mais acessíveis.
A estratégia do Governo para a área da Informação Juvenil baseia-se no Sistema de Informação Juvenil (SIJA), que visa desenvolver redes, assessorias e infraestruturas que facilitem a comunicação e o acesso dos jovens à informação, plural, ampla e atualizada. O SIJA passa pela comunicação para e com os jovens, englobando o atendimento presencial e que, neste momento, está implementado através dos Gabinetes de Assessoria ao Jovem (GAJ).
Por outro lado, a implementação dessa estratégia passou, também, pela criação de Plataformas e Microsites e pela presença nas Redes Sociais. Finalizando esta fase surge, assim, o Portal da Juventude que, segundo Bruno Pacheco, “é o primeiro passo de uma outra estratégia mais ambiciosa que esperamos levar a cabo nos próximos anos.”
GaCS
Sem comentários:
Enviar um comentário