terça-feira, 31 de julho de 2012
Secretário da Agricultura e Florestas insurge-se contra aquilo que se “desenha” ao nível da reforma do mapa autárquico
O Secretário Regional da Agricultura e Florestas insurgiu-se segunda-feira à noite, na Horta, perante aquilo que se desenha, ao nível da reforma do mapa autárquico, “contra a história das nossas comunidades”.
Falando na sessão comemorativa do Dia da Freguesia da Conceição, à qual presidiu em representação do Presidente do Governo, Noé Rodrigues considerou que seria mesmo “lesa-majestade” alterar de forma significativa a história das nossas comunidades e o serviço de proximidade que as juntas de freguesia prestam aos cidadãos.
Segundo referiu o governante, não se pode “cortar a régua e a esquadro” nas juntas de freguesia, que são, por sinal, quem “abrem primeiro a porta à resolução dos problemas das pessoas”.
Noé Rodrigues considerou ainda curiosa a circunstância da reforma do mapa autárquico, que aponta para a redução substancial do número de freguesias, ser da iniciativa política de partidos que, aqui nos Açores, defendem “mais despesa, mais investimento, mais subsídios e mais apoios especiais”.
Relativamente ao Dia da Freguesia da Conceição, o Secretário Regional da Agricultura e Florestas disse que se trata de “um dia marcante” para uma comunidade que se tem sabido afirmar-se no seio da cidade da Horta e da ilha do Faial.
Esta é uma “freguesia com história”, onde, há quase cinco séculos, se instalaram por exemplo os primeiros serviços da então vila da Horta e a própria casa da câmara, sublinhou o governante.
Noé Rodrigues fez também questão de homenagear o trabalho de todos aqueles que, em cada momento, assumiram os destinos da freguesia da Conceição, que agora celebra 444 anos, e que se responsabilizaram em ajudar a servir a comunidade.
A freguesia da Conceição, uma das três freguesias citadina do concelho da Horta, foi criada a 30 de julho de 1568 por Carta de D. Nuno Álvares Pereira, 5.º Bispo da Diocese de Angra.
Anexos:
2012.07.31-SRAF-DiaFreguesiaConceição.mp3
GaCS
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário