sexta-feira, 11 de janeiro de 2013
Aposta nas ações de promoção externa da marca Açores vai continuar a intensificar-se, garante João Bettencourt
O Diretor Regional do Turismo afirmou hoje que a intensificação da estratégia e das ações de promoção externa da marca Açores, para consolidar os mercados emissores atuais e conquistar mercados potenciais, é uma das "grandes prioridades" do Programa do Governo para os próximos anos, de forma a desenvolver "condições de sustentabilidade" da indústria de turismo na Região.
João Bettencourt, que falava na cerimónia de apresentação da atividade de cruzeiros nos Açores em 2012 e da projeção para a temporada de 2013, adiantou ainda que, outra grande linha orientadora das políticas governativas para os próximos anos, será "a promoção da empregabilidade do setor, com ênfase na formação e na qualificação profissional da população ativa e desempregada”.
O Governo dos Açores, tendo como objetivo a coordenação da oferta de transportes aéreos e marítimos com a oferta hoteleira, pretende também incentivar a rentabilização das infraestruturas portuárias e das atividades conexas complementares através do turismo de cruzeiros, potenciar a divulgação da imagem do destino Açores junto deste segmento tradicionalmente associado a uma procura de gama alta e média alta e ainda conciliar a utilização dos transportes aéreos e marítimos em pacote, de forma a facilitar a movimentação de turistas na Região.
João Bettencourt salientou que, subjacentes a estas prioridades, estão objetivos estratégicos, como o de contribuir para o incremento das receitas do turismo, como forma de promover a sustentabilidade do setor, estruturar a diversificação da oferta de produtos turísticos, valorizando as atividades de animação turística e complementares à hotelaria tradicional, e reforçar os mecanismos de apoio à gestão, que estimulem os ganhos de competitividade na indústria turística.
Num mercado cada vez mais competitivo, adiantou o Diretor Regional, “é fundamental fomentar, qualificar e diversificar a oferta de serviços de animação turística e de produtos turísticos específicos, especialmente aqueles centrados nas características singulares e inigualáveis" dos Açores, que são "os únicos suscetíveis de se demarcarem pela diferença”.
Para o Diretor Regional do Turismo, esta é claramente a "fórmula para que, além dos turistas generalistas" que já visitam os Açores, seja possível "penetrar nos nichos de mercado e captar novos turistas, mais experienciais e com níveis de consumo superiores”.
João Bettencourt, salientando que a indústria de cruzeiros constitui um dos subsetores turísticos com maior índice de crescimento a nível mundial, afirmou que o Governo dos Açores está atento ao “enorme potencial desta atividade”, pelo que não poderia “deixar de apostar fortemente neste produto turístico”.
Anexos:
2013.01.11-DRT-Cruzeiros(1).mp3
2013.01.11-DRT-Cruzeiros(2).mp3
GaCS
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