terça-feira, 30 de abril de 2013

Agenda do Governo Regional dos Açores para 1 e 2 de maio


QUARTA-FEIRA, DIA 1:

Primeiro dia da visita estatutária do Governo Regional à ilha do Pico, cumprindo-se o seguinte programa:

ATIVIDADES DO PRESIDENTE DO GOVERNO:

08H30 - O Presidente do Governo, e restante comitiva governamental, parte para a ilha do Pico.

09H20 - Chegada do Presidente do Governo, e restante comitiva governamental, ao Aeroporto do Pico.

12H30 - Cerimónia de entrega de Casas de Aprestos, no Porto de Pescas do Calhau da Piedade, nas Lajes.

18H00 - Reunião do Governo Regional com o Conselho de Ilha, na Câmara Municipal das Lajes.

19H30 - Jantar de homenagem ao Clube Desportivo Ribeirense.

21H00 - Reunião do Conselho do Governo, no Hotel Caravelas, na Madalena.

ATIVIDADES DOS OUTROS MEMBROS DO GOVERNO:

10H30 - Reunião do Secretário Regional dos Recursos Naturais com a direção da Associação de Armadores da Pesca Artesanal da Ilha do Pico, na sede da associação, na Madalena.

11H00 - Visita da Secretária Regional da Solidariedade Social ao Centro Raríssimo da Associação Raríssimas, seguindo-se a assinatura de um protocolo de cooperação financeira com a instituição, em São Roque (rua Dr. Tibério Ávila Brasil, n.º 8).

15H00 - O Governo Regional recebe a população da ilha do Pico, na Escola Básica e Secundária das Lajes.

QUINTA-FEIRA, DIA 2:

Segundo dia da visita estatutária do Governo Regional à ilha do Pico, cumprindo-se o seguinte programa:

ATIVIDADES DO PRESIDENTE DO GOVERNO:

08H30 - Visita às obras de construção das infraestruturas portuárias, de melhoramento das condições de abrigo do porto e de construção do Novo Terminal de Passageiros, no Porto de Pescas da Madalena.

09H30 - Visita às obras do Novo Centro de Saúde da Madalena.

10H30 - Visita ao Centro de Atividades Ocupacionais da Santa Casa da Misericórdia da Madalena (Estrada Longitudinal, com entrada pelo arruamento nas traseiras do Parque de Campismo).

11H30 - Visita à empreitada de requalificação da Estrada Longitudinal, em São Roque (km 12,3 da Estrada Longitudinal, no entroncamento com a estrada de acesso à montanha).

16H00 - Cerimónia de inauguração do reservatório de abastecimento de água à lavoura do Landroal, na Silveira (junto à antiga Fábrica de Leite da Martins e Rebelo).  

17H00 - Cerimónia de inauguração das obras de ampliação do Matadouro da Ilha do Pico, nas Lajes (Caminho Florestal do Matadouro).

ATIVIDADES DOS OUTROS MEMBROS DO GOVERNO:

12H00 - Apresentação pública, presidida pelo Secretário Regional dos Recursos Naturais, da aplicação para smartphones do Parque Natural do Pico, no Centro de Interpretação da Paisagem Protegida da Cultura da Vinha do Pico, no Lagido.

12H30 - Cerimónia de assinatura, presidida pelo Secretário Regional dos Recursos Naturais, de contratos para reconversão da cultura tradicional da vinha do Pico em currais, no Gabinete Técnico da Paisagem da Vinha do Pico, no Lagido.

14H30 - Visita da Secretária Regional da Solidariedade Social às obras de construção da Creche, Jardim de Infância e ATL da Santa Casa da Misericórdia de São Roque do Pico (rua Poeta Almeida Firmino).

- Visita do Secretário Regional do Turismo e Transportes às obras de construção da rampa ro-ro e trabalhos complementares, no Porto de Pescas de São Roque.

- Apresentação do Comunicado do Conselho do Governo, na Escola Básica e Secundária de São Roque.

15H30 - Visita do Secretário Regional da Educação, Ciência e Cultura ao Museu da Indústria Baleeira, em São Roque.

- Visita do Secretário Regional do Turismo e Transportes à empreitada de reabilitação da Estrada Regional n.º 1-2ª, nas Lajes (km 59,8 da estrada).

16H30 - Visita do Secretário Regional da Educação, Ciência e Cultura à Escola Básica e Secundária das Lajes do Pico.

17H30 - Reunião do Vice-Presidente do Governo Regional com o Núcleo Empresarial do Pico para divulgação da Agenda Açoriana para a Criação de Emprego e Competitividade Empresarial, na delegação da Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial, nas Lajes.

20H30 - Debate, presidido pelo Secretário Regional dos Recursos Naturais, sobre a proposta de Estratégia Nacional para o Mar, no Centro de Artes e Ciências do Mar, nas Lajes. 




GaCS

Pilar Damião destaca importância da Escola de Verão de Matemática


A Diretora Regional da Juventude destacou hoje a importância do projeto 'Escola de Verão de Matemática - Cinco Dias, Cinco Temas', frisando que possui “uma forte componente educativa, formativa, pedagógica, lúdica, integradora, social e inovadora”.

Para Pilar Damião, que falava em Ponta Delgada na conferência de imprensa de apresentação desta iniciativa da Universidade dos Açores, a Escola de Verão de Matemática “irá, sem dúvida, proporcionar experiências de aprendizagem e desenvolvimento psicopedagógico e social”.

Pilar Damião salientou ainda que a iniciativa “conta com toda a colaboração e incentivo da Direção Regional da Juventude, quer através do Programa Entra em Campo, quer pela disponibilização de todos os meios de divulgação e de informação de que a DRJ dispõe”.

A Diretora Regional referiu ainda que esta é uma iniciativa cujo propósito se coaduna com os objetivos da DRJ na promoção de campos de férias e envolvimento de jovens, “na medida em que lhes são permitidas novas vivências em grupo e troca de experiências, bem como o conhecimento de um meio físico, social e cultural diferente do seu meio habitual”.

A 'Escola de Verão de Matemática - Cinco Dias, Cinco Temas', promovida pelo Departamento de Matemática da Universidade dos Açores, realiza-se de 8 a 12 de julho e destina-se a alunos do ensino secundário do ano letivo 2012/2013.

Esta iniciativa pretende divulgar o papel essencial da Matemática na cultura humana, não só na resolução de questões fundamentais do nosso planeta, como também na vida do dia-a-dia.




GaCS

'Marca Priolo' já tem 15 empresas aderentes


O Fórum Permanente da Carta Europeia de Turismo Sustentável (CETS) nas Terras do Priolo realizou o seu encontro anual no Centro Municipal de Atividades Culturais da Vila do Nordeste, em São Miguel, durante o qual 15 empresas desta ilha formalizaram a adesão à 'Marca Priolo'.

Estas primeiras empresas aderentes aos princípios da CETS e à 'Marca Priolo' vão, em conjunto com as entidades que promovem a Carta, desenvolver um conjunto de atividades em prol da conservação da natureza e da prática de um turismo sustentável neste território.

O primeiro grupo de empresas aderentes integra agências de viagens, empresas de alojamento turístico, de restauração, de animação turística e de artesanato, além de uma Instituição Particular de Solidariedade Social, estimando-se que, em breve, atinja as duas dezenas.

A 'Marca Priolo', registada pelo Governo dos Açores, foi criada no âmbito do Projeto LIFE Laurissilva Sustentável e na sequência do Projeto LIFE Priolo, desenvolvido pela SPEA – Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, em parceria com a Secretaria Regional dos Recursos Naturais, através da Direção Regional do Ambiente.

Esta 'Marca' pretende ser um selo de qualidade para as empresas que estabeleçam parcerias com a conservação e divulgação do Parque Natural de Ilha de São Miguel nos concelhos de Nordeste e Povoação, potenciando vantagens em termos ambientais, económicos e sociais.

No Fórum, realizado segunda-feira, foi apresentado o balanço do primeiro ano de implementação do plano de ação relativo à estratégia de desenvolvimento do turismo sustentável para as Terras do Priolo, que tem vindo a ser desenvolvido e implementado num esforço conjunto de entidades públicas e privadas e que tem como validade o período de 2012-2016.

O evento serviu também para apresentar o novo site dedicado à CETS Terras do Priolo, que pode ser consultado no endereço eletrónico  http://www.azores.gov.pt/Gra/srrn-cets e onde se pode encontrar informação diversa sobre este território, desde valores naturais e culturais, atividades ao dispor do visitante, alojamento e  restauração, entre outros temas.

Este site está, para já, disponível em português, prevendo-se que a versão inglesa esteja pronta no início do verão.

A Carta Europeia de Turismo Sustentável é uma ferramenta desenhada, avaliada e certificada pela Federação EUROPARC, que tem o intuito de promover o desenvolvimento de um turismo sustentável em áreas protegidas, tendo sido atribuída até agora a 107 áreas protegidas em 13 países europeus, estando em fase de candidatura mais 24. 



GaCS

Governo dos Açores promove debate sobre proposta de Estratégia Nacional para o Mar


A Secretaria Regional dos Recursos Naturais promove quinta-feira, no Centro de Artes e Ciências do Mar, nas Lajes do Pico, uma sessão de debate sobre a proposta de Estratégia Nacional para o Mar.

A sessão, que terá início às 20h30, será presidida pelo Secretário Regional dos Recursos Naturais, Luís Neto Viveiros, contando com intervenções do Diretor Regional dos Assuntos do Mar, Frederico Cardigos, do Pró-Reitor da Universidade dos Açores e Presidente do IMAR, Ricardo Serrão Santos, e do Diretor do Museu dos Baleeiros e Presidente da Comissão de Botes Baleeiros, Manuel Costa Júnior.

O debate contará ainda com intervenções de José António Fernandes, Presidente da Federação das Pescas dos Açores, e de Serge Viallelle, pioneiro da observação de cetáceos nos Açores.

Esta iniciativa, integrada no programa da Visita Estatutária do Governo dos Açores à ilha do Pico, é aberta ao público e marca o início da discussão que o executivo açoriano vai promover em todas as ilhas do arquipélago sobre esta matéria.

Os debates sobre a proposta de Estratégia Nacional para o Mar deveriam ter começado a 26 de abril, em S. Jorge, mas a iniciativa teve que ser adiada devido aos constrangimentos provocados pelas más condições climatéricas.

A próxima sessão está agendada para 8 de maio, na ilha Graciosa.

A Estratégia Nacional para o Mar é uma proposta de instrumento de política pública que apresenta a visão de Portugal para o período 2013–2020 no que se refere ao modelo de desenvolvimento assente na preservação e utilização sustentável dos recursos e serviços dos ecossistemas marinhos, apontando um caminho de longo prazo para o crescimento económico, inteligente, sustentável e inclusivo, assente na componente marítima.

A concretização e os resultados desta política, transversal e multissetorial, dependem do envolvimento dos agentes públicos e privados, pelo que é determinante a participação na formulação desta Estratégia.

Os documentos sobre a proposta de Estratégia Nacional para o Mar estão acessíveis a partir do Portal do Governo na Internet, na página da Direção Regional para os Assuntos do Mar (http://mar.srrn.azores.gov.pt), terminando a consulta pública a 31 de maio.




GaCS

Direção Regional da Cultura edita Roteiros Culturais dos Açores


A Direção Regional da Cultura (DRaC), em parceria com o Observatório do Mar dos Açores, acaba de editar o primeiro de uma série de cinco Roteiros Culturais dos Açores – Património Baleeiro.

Este primeiro roteiro, dedicado às ilhas das Flores e do Corvo, sugere interessantes itinerários pelos Complexos Baleeiros de Santa Cruz, das Lajes, da Fajã Grande e do Varadouro Baleeiro de Ponta Delgada, na ilha das Flores, bem como pelo Posto Baleeiro de Vila do Corvo.

O roteiro apresenta ainda uma resenha histórica e uma cronologia, onde são enumerados os mais importantes acontecimentos que marcaram a atividade baleeira nas ilhas do Grupo Ocidental dos Açores, desde 1856 até à atualidade.

Esta série de roteiros sobre o património imóvel baleeiro, com direção científica e textos de Márcia Dutra Pinto, decorre do trabalho de inventariação de todos os locais associados a esta atividade no arquipélago.

Realizado entre junho de 2011 e julho de 2012, o Inventário do Património Baleeiro Imóvel dos Açores inclui 186 estruturas identificadas, entre as quais se destacam complexos e postos baleeiros, fábricas, varadouros, vigias, casas de botes e rampas de varagem, que se situam sobretudo nas ilhas do Pico, S. Miguel, Faial e Flores.

Os Roteiros Culturais dos Açores – Património Baleeiro podem ser adquiridos nas Lojas de Cultura e nas Lojas do Observatório do Mar dos Açores.



GaCS

27 zonas balneares dos Açores conquistam 'Bandeira Azul'


As 27 zonas balneares dos Açores que se candidataram este ano ao galardão da Bandeira Azul foram todas aprovadas pelo Júri Internacional deste certificado de qualidade ambiental, que distingue o esforço de diversas entidades para a melhoria do ambiente marinho e costeiro.

A Bandeira Azul é atribuída anualmente às zonas balneares, marinas e portos de recreio que apresentam a sua candidatura e cumprem um conjunto de critérios de natureza ambiental, mas também de segurança e conforto dos utentes e de informação e sensibilização ambiental.

Em Portugal, a organização do Programa Bandeira Azul é da competência da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), estando a coordenação nos Açores a cargo da Secretaria Regional dos Recursos Naturais, através da Direção Regional dos Assuntos do Mar.

Para as zonas balneares são considerados 27 critérios, dos quais 23 são imperativos e abrangem quatro capítulos, nomeadamente Qualidade da Água, Informação e Educação Ambiental, Gestão Ambiental e Equipamentos, Segurança e Serviços.

No que se refere aos portos de recreio e marinas são tidos em conta 22 critérios, 19 dos quais são imperativos.




GaCS

Piedade Lalanda reconhece “capacidade de resposta abrangente” da Casa do Povo do Porto Judeu


A Secretária Regional da Solidariedade Social reconheceu uma “capacidade de resposta bastante abrangente” da Casa do Povo do Porto Judeu, na ilha Terceira, no que se refere ao apoio social “no terreno”.

Piedade Lalanda, que falava aos jornalistas no final de uma visita que realizou na segunda-feira a esta instituição, destacou as valências de apoio à infância e de apoio aos idosos no domicílio e, mais recentemente, as cantinas sociais, área em que tem uma parceria com o Governo dos Açores.

A Secretária Regional salientou a forma como a Casa do Povo reagiu às recentes enxurradas ocorridas na freguesia de Porto Judeu, demonstrando “uma capacidade de resposta oportuna, eficaz e muito presente na vida das famílias afetadas".

Para Piedade Lalanda, a Casa do Povo do Porto Judeu é um parceiro muito importante e “continua a merecer o apoio do Governo”.

A Secretária Regional participou depois numa sessão da Escola de Pais de Alunos com Necessidades Educativas Especiais, que se realizou nas instalações daquela Casa do Povo.

Esta escola é um projeto pioneiro, no qual pais de alunos com diversos tipos e graus de deficiência trocam experiências e recebem apoio especializado para lidar com essas situações de diferença, ignorando preconceitos e potenciando um relacionamento mais harmonioso familiar e socialmente.

“É uma experiência extremamente positiva e gratificante”, afirmou Piedade Lalanda, considerando que a iniciativa deve ser alargada a outras ilhas.

A Secretária Regional, citando o testemunho de uma das mães que frequentam a escola, destacou a importância da troca de experiências para lidar melhor com as situações familiares destes pais, considerando que “o grupo serve, sobretudo, para aprender a ser pai ou mãe”.

Para Piedade Lalanda, este grupo “é um testemunho para a sociedade açoriana” de como, face a discriminações e exclusões destas crianças, “há pais que vão ganhando outra força, outra coragem e outra atitude”.


GaCS

Governo dos Açores abre novo período de candidaturas ao programa Recuperar


A Vice-Presidência, Emprego e Competitividade Empresarial do Governo dos Açores decidiu abrir na quarta-feira, 1 de maio, um novo período de candidaturas ao programa Recuperar, reforçando assim a sua intervenção no âmbito da empregabilidade dos recursos humanos da Região.

As candidaturas poderão ser efetuadas até ao dia 15 de maio através do endereço eletrónico www.portaldoemprego.azores.gov.pt.

O programa Recuperar, aprovado pelo Governo dos Açores em fevereiro deste ano, pretende apoiar a inserção profissional das pessoas inscritas há mais de quatro meses nas Agências para a Qualificação e Emprego que se encontrem numa situação de desemprego e tenham, entretanto, perdido o respetivo subsídio, deixando de auferir qualquer tipo de remuneração.

O apoio a atribuir aos destinatários do programa é igual ao salário mínimo regional, podendo ser majorado em função da qualificação apresentada pelos desempregados, até ao limite de 1,5 desse salário no caso dos desempregados licenciados, cabendo às entidades promotoras dos projetos candidatáveis ao programa uma comparticipação de 100 euros por mês por cada desempregado contratado.

Podem candidatar-se ao programa Recuperar os serviços da administração pública regional, os municípios e juntas de freguesia, bem como cooperativas e associações sem fins lucrativos que se proponham executar projetos de conservação e reabilitação nas áreas culturais, desportivas, urbanísticas, ambientais e naturais.

Estas e outras informações poderão ser obtidas junto dos serviços da Direção Regional do Emprego e Qualificação Profissional, em Ponta Delgada, bem como junto das Agências para a Qualificação, Emprego e Trabalho de Angra do Heroísmo e da Horta. 



GaCS

Programa INTEGRA com balanço "muito positivo", afirma Sérgio Ávila


O Vice-Presidente do Governo dos Açores considerou “muito positivos” os primeiros resultados do programa INTEGRA, uma das seis dezenas de medidas que integram a Agenda Açoriana para a Criação de Emprego e Competitividade Empresarial.

Os dados da Direção Regional do Emprego e Qualificação Profissional indicam que já foram criados 42 postos de trabalho ao abrigo deste programa, o que, para Sérgio Ávila, “comprova o elevado grau de aceitação e aproveitamento, por parte das empresas, das medidas de apoio que o Governo vem implementando”.

“Essa atitude positiva do nosso tecido empresarial reforça a convicção do Governo Regional de que a atual conjuntura difícil será mais facilmente ultrapassada se todos nos unirmos, fazendo da Agenda para a Criação de Emprego e Competitividade Empresarial uma verdadeira agenda de todos os açorianos, como sempre dissemos”, frisou o Vice-Presidente.

O programa INTEGRA apoia a contratação de desempregados pelas empresas e outras entidades empregadoras com quadros de pessoal existentes em 31 de janeiro de 2012 ou as que, não os tendo, tenham sido criadas a partir daquela data.

O apoio consiste num financiamento mensal de 450 euros, durante um ano, por cada posto de trabalho a criar pelas empresas com recurso à contratação de desempregados há mais de seis meses e um apoio de 350 euros mensais se a inscrição nos Centros de Emprego for inferior a seis meses.

Será atribuída uma majoração de 20% à contratação de desempregados com mais de 50 anos de idade.

Para a empresa beneficiar deste apoio não pode ter procedido a redução do seu quadro de pessoal a partir de 2012 e o trabalhador a contratar terá de estar inscrito na Agência para a Qualificação e Emprego à data de 30 de novembro de 2012.

As candidaturas a este programa, integrado na Agenda Açoriana para a Criação de Emprego e Competitividade Empresarial que o Governo dos Açores vem implementando no cumprimento do calendário previsto, podem ser feitas através do endereço eletrónico http://portaldoemprego.azores.gov.pt.




GaCS

Sismo registado em S. Miguel não provocou vítimas ou danos materiais - Proteção Civil


O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) informou que, na sequência do sismo registado às 06h25, as corporações de bombeiros das ilhas de São Miguel e Santa Maria efetuaram ações de reconhecimento nas respetivas áreas de intervenção, não tendo sido verificados quaisquer danos pessoais ou materiais.

Ainda segundo o SRPCBA, não foram registadas ocorrências relacionadas com o evento sismológico.

Segundo o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA), às 06h25 de hoje foi registado um evento com magnitude 5,9 na escala de Richter e epicentro a cerca de 34 km a SE da ilha de S. Miguel.

O sismo foi sentido com intensidade máxima V/VI na escala de Mercalli Modificada na ilha de S. Miguel.

O evento foi ainda sentido nas ilhas de Santa Maria, com intensidade V, e na ilha Terceira.

O sismo principal está a ser seguido por várias réplicas, duas das quais sentidas com menor intensidade em S. Miguel.



GaCS

Sismo de magnitude 5,9 na escala de Richter sentido em S. Miguel - Proteção Civil


O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) informa que, segundo o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA), às 06h25 de hoje foi registado um evento com magnitude 5,9 na escala de Richter e epicentro a cerca de 34 km a SE da ilha de S. Miguel.

De acordo com a informação disponível até ao momento, o sismo foi sentido com intensidade máxima V/VI na escala de Mercalli Modificada na ilha de S. Miguel.

O evento foi ainda sentido nas ilhas de Santa Maria, com intensidade V, e na ilha Terceira.

O sismo principal está a ser seguido por várias réplicas, duas das quais sentidas com menor intensidade em S. Miguel.

O SRPCBA continua a acompanhar o evoluir da situação, emitindo novos comunicados caso necessário.

O SRPCBA recorda que o eventual impacto destes efeitos pode ser minimizado, sobretudo através da adoção de comportamentos adequados, pelo que, em particular nas zonas mais vulneráveis, recomenda-se  a observação e divulgação das principais medidas de autoproteção para estas situações, nomeadamente:

Manter a calma e contar com a existência de possíveis réplicas.

Não acender fósforos nem isqueiros e cortar imediatamente o gás, a eletricidade e a água.

Observar se a sua casa sofreu danos graves, sair imediatamente se achar que a casa não oferece segurança.

Ter cuidado com vidros partidos, cabos de eletricidade e objetos metálicos que estejam em contacto com estes.

Em locais públicos, não se precipitar para as saídas e não utilizar os elevadores.

Evitar ferimentos protegendo-se com roupa adequada e vestir-se de acordo com a estação do ano.

Observar se há pequenos incêndios e, se possível, extingui-los. Informar os bombeiros.

Limpar urgentemente o derrame de tintas, pesticidas e outros materiais perigosos e inflamáveis

Afastar-se das praias e zonas ribeirinhas. Depois de um sismo podem ocorrer tsunamis (onda gigante)

Soltar os animais, eles tratam de si próprios

Se estiver na rua, não ir para casa, dirigir-se a um local amplo, protegendo-se de estruturas que o possam atingir ao cair.

Não dificultar a circulação das equipas de socorro e seguir as indicações dos agentes de Proteção Civil no terreno.

Estar atento às informações e indicações da Proteção Civil e Forças de Segurança.




GaCS

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Agenda do Governo Regional dos Açores para 30 de abril e 1 de maio


TERÇA-FEIRA, DIA 30:

15H00 - A Diretora Regional da Juventude, Pilar Damião, está presente na conferência de imprensa sobre a “Escola de Verão de Matemática: cinco dias, cinco temas”.

Local: anfiteatro C do Campus de Ponta Delgada da Universidade dos Açores.
                
22H00 - A Diretora Regional da Juventude, Pilar Damião, está presente na abertura da 4.ª edição do LABJOVEM.

Local: galeria Arco 8, em Ponta Delgada.

QUARTA-FEIRA, DIA 1:

Primeiro dia da visita estatutária do Governo Regional à ilha do Pico, cumprindo-se o seguinte programa:

ATIVIDADES DO PRESIDENTE DO GOVERNO:

08H30 - O Presidente do Governo, e restante comitiva governamental, parte para a ilha do Pico.

09H20 - Chegada do Presidente do Governo, e restante comitiva governamental, ao Aeroporto do Pico.

12H30 - Cerimónia de entrega de Casas de Aprestos, no Porto de Pescas do Calhau da Piedade, nas Lajes.

18H00 - Reunião do Governo Regional com o Conselho de Ilha, na Câmara Municipal das Lajes.

19H30 - Jantar de homenagem ao Clube Desportivo Ribeirense, que se sagrou pela terceira vez consecutiva Campeão Nacional de Voleibol Feminino.

21H00 - Reunião do Conselho do Governo, no Hotel Caravelas, na Madalena.

ATIVIDADES DOS OUTROS MEMBROS DO GOVERNO:

10H30 - Reunião do Secretário Regional dos Recursos Naturais com a direção da Associação de Armadores da Pesca Artesanal da Ilha do Pico, na sede da associação, na Madalena.

11H00 - Visita da Secretária Regional da Solidariedade Social ao Centro Raríssimo da Associação Raríssimas, seguindo-se a assinatura de um protocolo de cooperação financeira com a instituição, em São Roque (rua Dr. Tibério Ávila Brasil, n.º 8).

15H00 - O Governo Regional recebe a população da ilha do Pico, na Escola Básica e Secundária das Lajes.




GaCS

Programa da visita estatutária do Governo Regional à ilha do Pico


O Governo Regional dos Açores inicia quarta-feira uma visita estatutária à ilha do Pico, de acordo com o seguinte programa:




QUARTA-FEIRA, DIA 1:

08H30 - Partida da comitiva do Governo Regional com destino à ilha do Pico.

09H20 - Chegada da comitiva do Governo Regional ao Aeroporto do Pico.

10H30 - O Secretário Regional dos Recursos Naturais reúne-se com a direção da Associação de Armadores da Pesca Artesanal da Ilha do Pico, na sede da associação, na Madalena.

11H00 - A Secretária Regional da Solidariedade Social visita o Centro Raríssimo da Associação Raríssimas, seguindo-se a assinatura de um protocolo de cooperação financeira com a instituição, em São Roque (rua Dr. Tibério Ávila Brasil, n.º 8).

12H30 - O Presidente do Governo preside à cerimónia de entrega de Casas de Aprestos, no Porto de Pescas do Calhau da Piedade, nas Lajes.

15H00 - O Governo Regional recebe a população da ilha do Pico, na Escola Básica e Secundária das Lajes.

18H00 - Reunião do Governo Regional com o Conselho de Ilha, na Câmara Municipal das Lajes.

19H30 - O Presidente do Governo preside ao jantar de homenagem ao Clube Desportivo Ribeirense, que se sagrou pela terceira vez consecutiva Campeão Nacional de Voleibol Feminino.

21H00 - Reunião do Conselho do Governo, no Hotel Caravelas, na Madalena.


QUINTA-FEIRA, DIA 2:


08H30 - O Presidente do Governo visita as obras de construção das infraestruturas portuárias, de melhoramento das condições de abrigo do porto e de construção do Novo Terminal de Passageiros, no Porto de Pescas da Madalena.

09H30 - O Presidente do Governo visita as obras do Novo Centro de Saúde da Madalena.

10H30 - O Presidente do Governo visita o Centro de Atividades Ocupacionais da Santa Casa da Misericórdia da Madalena (Estrada Longitudinal, com entrada pelo arruamento nas traseiras do Parque de Campismo).

11H30 - O Presidente do Governo visita a empreitada de requalificação da Estrada Longitudinal, em São Roque (km 12,3 da Estrada Longitudinal, no entroncamento com a estrada de acesso à montanha).

12H00 - O Secretário Regional dos Recursos Naturais preside à apresentação pública da aplicação para smartphones do Parque Natural do Pico, Centro de Interpretação da Paisagem Protegida da Cultura da Vinha do Pico, no Lagido.

12H30 - O Secretário Regional dos Recursos Naturais preside à cerimónia de assinatura de contratos para reconversão da cultura tradicional da vinha do Pico em currais, no Gabinete Técnico da Paisagem da Vinha do Pico, no Lagido.

14H30 - A Secretária Regional da Solidariedade Social visita as obras de construção da Creche, Jardim de infância e ATL da Santa Casa da Misericórdia de São Roque do Pico (rua Poeta Almeida Firmino).

- O Secretário Regional do Turismo e Transportes visita as obras de construção da rampa ro-ro e trabalhos complementares, no Porto de Pescas de São Roque.

- Apresentação do Comunicado do Conselho do Governo, na Escola Básica e Secundária de São Roque.

15H30 - O Secretário Regional da Educação, Ciência e Cultura visita o Museu da Indústria Baleeira, em São Roque.

- O Secretário Regional do Turismo e Transportes visita a empreitada de reabilitação da Estrada Regional n.º 1-2ª, nas Lajes (km 59,8 da estrada).

16H00 - O Presidente do Governo preside à cerimónia de inauguração do reservatório de abastecimento de água à lavoura do Landroal, na Silveira (junto à antiga Fábrica de Leite da Martins e Rebelo).  

16H30 - O Secretário Regional da Educação, Ciência e Cultura visita a Escola Básica e Secundária das Lajes do Pico.

17H00 - O Presidente do Governo preside à cerimónia de inauguração das obras de ampliação do Matadouro da Ilha do Pico, nas Lajes (caminho Florestal do Matadouro).

17H30 - O Vice-Presidente do Governo Regional reúne-se com o Núcleo Empresarial do Pico para divulgação da Agenda Açoriana para a Criação de Emprego e Competitividade Empresarial, na delegação da Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial, nas Lajes.

20H30 - O Secretário Regional dos Recursos Naturais preside à discussão da Estratégia Nacional para o Mar, no Centro de Artes e Ciências do Mar, nas Lajes.




GaCS

Governo dos Açores inicia quarta-feira visita estatutária à ilha do Pico


O Governo Regional dos Açores inicia na quarta-feira uma Visita Estatutária à Ilha do Pico, durante a qual serão inauguradas as obras de ampliação do Matadouro e avaliado o andamento de diversas empreitadas em curso, num programa que prevê, como vem sendo hábito nestas visitas, um encontro com a população, que pode ali apresentar os assuntos que considerar mais importantes.

No primeiro dia desta visita estatutária, o Presidente do Governo, Vasco Cordeiro, vai presidir à entrega das Casas de Aprestos do Porto do Calhau da Piedade.

Ainda neste dia, o Governo dos Açores vai reunir com o Conselho de Ilha, estando também prevista uma reunião do Conselho do Governo, como prevê o Estatuto Político-Administrativo dos Açores.

No dia seguinte, Vasco Cordeiro visita as obras em curso no Porto da Madalena, nomeadamente as que se destinam à melhoria das condições de abrigo deste porto e as que se referem à construção do novo Terminal de Passageiros.

As obras de construção do novo Centro de Saúde da Madalena e a empreitada de requalificação da Estrada Longitudinal serão também visitadas pelo Presidente do Governo, que também se vai deslocar ao Centro de Atividades Ocupacionais da Santa Casa da Misericórdia da Madalena.

Vasco Cordeiro vai inaugurar neste segundo dia da Visita Estatutária o reservatório de abastecimento de água à lavoura do Landroal, nas Lajes do Pico, e a ampliação do Matadouro da Ilha do Pico.

A assinatura de um protocolo de cooperação financeira com o Centro Raríssimo, da Associação Raríssimas, a apresentação de uma aplicação para smartphones do Parque Natural do Pico e a assinatura de contratos para reconversão da cultura tradicional da Vinha do Pico em currais são outros pontos da agenda desta visita, que culminará com a primeira sessão da discussão pública sobre a Estratégia Nacional para o Mar, que o Governo dos Açores pretende promover em todas as ilhas do arquipélago.




GaCS