O Governo dos Açores está a desenvolver um esforço no sentido de promover “a melhoria da eficiência energética e a qualidade do serviço prestado no fornecimento de energia elétrica”, que elegeu como uma das suas prioridades, disse hoje o Secretário Regional do Turismo e Transportes.
Vítor Fraga falava no final de uma visita à Central Termoelétrica do Aeroporto, na ilha de Santa Maria, que foi alvo de uma ampliação, orçada em 13,9 milhões de euros, visando a eficiência energética em toda a região e, desde logo, nesta ilha.
Na central foram instalados três novos grupos geradores, em substituição dos três existentes, foi montado um moderno sistema de comando e controlo e feita uma significativa ampliação do parque de combustíveis, uma vez que o parque existente não contemplava tanques para fuelóleo.
A entrada ao serviço de “novas unidades que potenciem a entrada de energias verdes” é um dos objetivos da política governamental no âmbito energético, constituindo a requalificação das unidades existentes “uma aposta clara, muito qualificada, para garantir um elevado nível de qualidade no fornecimento de energia em todas as ilhas dos Açores”, salientou o Secretário Regional.
Vítor Fraga salientou ainda que, em Santa Maria, está também a “ser desenvolvido um novo investimento, ao nível do parque eólico, que vai aumentar em 67% a capacidade da ilha na entrada de energias renováveis”.
Para o governante, este investimento, conjugado com o da requalificação da Central Termoelétrica do Aeroporto, “irá dotar Santa Maria de excelentes condições ao nível do fornecimento de energia”.
GaCS
Sem comentários:
Enviar um comentário