O Presidente do Governo dos Açores reafirmou hoje, em Ponta Delgada, a importância da valorização do espaço atlântico em que o arquipélago se integra, tendo em vista o aproveitamento do seu potencial ao nível da criação de riqueza e de emprego.
“Revemo-nos na atenção que a Irlanda colocou neste processo e acompanhamos o esforço para valorizar este espaço atlântico, como espaço com potencial de criação de riqueza e de criação de emprego”, afirmou Vasco Cordeiro, em declarações aos jornalistas no final de uma audiência com o Embaixador da Irlanda em Portugal, Declan O’Donovan.
Vasco Cordeiro recordou que, recentemente, a presidência irlandesa da União Europeia dedicou especial atenção às questões do mar, nomeadamente no que se refere ao que a Europa tem que fazer para explorar o potencial que existe no Atlântico.
“Os Açores, na esmagadora maioria dos critérios, são uma pequenina parte da União Europeia, só há um critério em que ousamos pensar que temos um potencial grande, que é o mar e na área marítima que existe por causa dos Açores, seja no âmbito nacional, seja no âmbito da União Europeia”, frisou o Presidente do Governo Regional.
Relativamente às relações que existem entre os Açores e a Irlanda, Vasco Cordeiro admitiu que, “do ponto de vista económico, não existe um relacionamento muito denso”, mas salientou a importância da “atenção que se pode dar ao nível político” relativamente às questões relacionadas com o mar no contexto europeu.
2013.07.10-PGR-AudiênciaEmbaixadorIrlanda.MP3 |
GaCS
Sem comentários:
Enviar um comentário