quarta-feira, 10 de julho de 2013

Governo dos Açores vai reforçar investimento em infraestruturas de abastecimento de água à agricultura no Pico

A Secretaria Regional dos Recursos Naturais, através da IROA, vai reforçar as infraestruturas de abastecimento às explorações agrícolas da ilha do Pico com a construção, em 2014, do reservatório de betão em Santo Amaro, no concelho de São Roque, e a eletrificação do furo do Cabeço Pequeno, na Madalena.

“O Governo tem investido de uma forma séria no abastecimento de água para a lavoura na ilha do Pico, tal como em todas as outras ilhas da Região” afirmou hoje Luís Neto Viveiros, em declarações aos jornalistas sobre as infraestruturas já executadas, no valor global de cerca de 850 mil euros.

Questionado sobre o relato de dificuldades de abastecimento no Pico, o Secretário Regional salientou que “não é possível fazer tudo de uma só vez”, mas frisou que se está a percorrer um caminho “no sentido de garantir um abastecimento regular de água a todas as explorações agrícolas da Região”.

“É um processo contínuo, lento, mas é um processo que a seu tempo surtirá bons efeitos”, afirmou.

Relativamente ao recurso à rede pública por parte dos produtores, embora a Secretaria Regional dos Recursos Naturais não tenha recebido nenhum pedido para se pronunciar nesse sentido, Luís Neto Viveiros admitiu que é uma possibilidade a analisar. 

A ausência de pluviosidade desde o mês de maio provocou dificuldades nos concelhos onde não existem nascentes, cursos de água permanente ou lagoas, como é o caso do concelho da Madalena.

Neste concelho, o abastecimento de água à população e à lavoura provém de água subterrânea do aquífero base, junto ao mar, com recurso a vários furos.

Anexos:
2013.07.10-SRRN-AbastecimentoExploraçõesAgrícolasPico.mp3

GaCS

Sem comentários: