O Laboratório Regional de Engenharia Civil abre as portas ao público na sexta-feira, pela quinta semana consecutiva, no âmbito da iniciativa Open Lab LREC, que permite visitar as instalações e assistir à atividade ali desenvolvida.
Nesta quinta edição do Open Lab será possível visitar e acompanhar a atividade da Unidade Laboratorial de Engenharia Sísmica (ULES), que consiste principalmente na realização de ensaios de caracterização do comportamento estrutural de edifícios ou de alguns elementos estruturais desses edifícios, quando solicitados por uma ação sísmica.
A atividade desenvolvida na ULES tem como principal objetivo o apoio a projetos de investigação na área da Engenharia Civil, que permitam melhorar o comportamento estrutural da construção açoriana, em especial no que respeita à ação sísmica.
Para desenvolver eficazmente a sua atividade, a ULES dispõe de vários equipamentos, entre os quais se destacam a base de apoio e a parede de reação em betão armado, o conjunto de atuadores hidráulicos servo-controlados, com o respetivo sistema automático de controlo, o conjunto de atuadores hidráulicos controlados manualmente e a vasta gama de sensores, além de outros equipamentos de apoio que permitem a realização de ensaios numa vasta gama de configurações, mas também o registo simultâneo do comportamento dos elementos/edifícios ensaiados em tempo real.
Atualmente está em curso na ULES, um projeto de investigação, denominado EDALP, que tem como objetivo melhorar a compreensão do comportamento de edifícios de alvenaria de pedra tradicional açoriana, com ou sem reforço.
Nesta edição do Open Lab do LREC será apresentado o equipamento utilizado na ULES, permitindo aos interessados assistir à realização de um ensaio cíclico, com aplicação simultânea de carga horizontal e vertical, sobre um protótipo constituído por um pano de parede de alvenaria de pedra tradicional dos Açores, incluída no âmbito do projeto EDALP.
GaCS
Sem comentários:
Enviar um comentário