sábado, 13 de julho de 2013

Esclarecimento da Secretaria Regional da Saúde relativamente à maternidade do Pico

Relativamente às notícias divulgadas por vários Órgãos de Comunicação Social sobre a maternidade no novo Centro de Saúde da Madalena do Pico, na sequência da reunião do Conselho de Ilha, a Secretaria Regional da Saúde esclarece:

Face às questões colocadas pelos membros do Conselho de Ilha, o Secretário Regional da Saúde expôs várias hipóteses, esclarecendo as diversas considerações técnicas que permitem a realização de partos em segurança.

A este propósito, foi referido o recurso aos médicos de Medicina Geral e Familiar e aos enfermeiros de Obstetrícia, tendo sido esclarecido que poderiam existir limitações na capacidade de resposta em caso de complicação durante o parto ou na realização de partos distócicos e cesarianas.

Outra solução seria contar com obstetra no novo Centro de Saúde, uma possibilidade que se afigura presentemente difícil, uma vez que existem poucos especialistas nesta área.

O Secretário Regional da Saúde deu como exemplo o Hospital da Horta, onde, presentemente, apenas existe um obstetra, não por limitação da Secretaria ou do hospital, mas porque não há médicos disponíveis no país para preencherem as vagas dos quadros dos hospitais da Região.

Luís Cabral solicitou aos membros do Conselho de Ilha que, na sequência do debate, apresentassem um documento expressando a sua apreciação e contributos para os aspetos referentes ao serviço de saúde na ilha do Pico.




GaCS

Sem comentários: