A Direção Regional da Saúde (DRS) deu indicações a todas as Unidades de Saúde para iniciarem hoje a vacinação contra a gripe, recomendando as necessárias diligências, designadamente em termos de divulgação, no sentido de chegar aos grupos de risco.
Na circular enviada, a DRS refere que a vacinação contra a gripe é “fortemente recomendada” para os grupos alvo prioritários, designadamente pessoas com idade igual ou superior a 65 anos, doentes crónicos e imunodeprimidos com seis ou mais meses de idade, grávidas com tempo de gestação superior a 12 semanas, profissionais de saúde e outros prestadores de cuidados.
A vacina contra a gripe é gratuita para pessoas com idade igual ou superior a 65 anos e está disponível nos Centros de Saúde que integram as Unidades de Saúde de Ilha (USI), não necessitando de receita médica ou guia de tratamento para ser administrada.
A DRS pretende atingir uma taxa de vacinação neste grupo etário de, pelo menos, 60 por cento.
A vacina será também gratuita para residentes em lares de idosos apoiados pela Segurança Social, doentes integrados na Rede Regional de Cuidados Continuados, profissionais de saúde, crianças institucionalizadas que apresentem doenças crónicas e pessoas apoiadas nos domicílios pelos lares de idosos ou equipas de enfermagem das Unidades de Saúde.
Cada Centro de Saúde, segundo a indicação da DRS, deve dispor durante este mês de outubro de um serviço próprio para a vacinação contra a gripe com a vacina trivalente para a época 2013/2014 (gratuita ou não), que funcionará das 11h00 às 16h30, sem interrupção.
Deverão estar afetos a este serviço, no mínimo, um enfermeiro e um assistente técnico.
A vacinação aplica-se também às extensões dos centros de saúde, pelo que os enfermeiros afetos às mesmas devem proceder à vacinação no horário de atendimento habitual.
Para as pessoas não incluídas nos grupos abrangidos pela vacinação gratuita, a vacina é vendida nas farmácias nos mesmos moldes das épocas anteriores, através de prescrição médica, devendo, no entanto, ser de igual modo administrada nos centros de saúde, nos horários indicados.
As receitas com prescrição exclusiva da vacina contra a gripe emitidas a partir de 1 de agosto de 2013 são válidas até 31 de dezembro de 2013, em conformidade.
A Direção Regional da Saúde lembra que a vacina é “a melhor forma de prevenção” e informa que as pessoa podem vacinar-se no outono ou no inverno, devendo, todavia, fazê-lo, de preferência, até dezembro.
GaCS
Sem comentários:
Enviar um comentário