O Secretário Regional da Educação, Ciência e Cultura nomeou, conforme Despacho publicado hoje no Jornal Oficial, o crítico de arte António Pinto Ribeiro, e os artistas plásticos José Nuno da Câmara Pereira e Maria José Cavaco como membros do Júri que avaliará as obras concorrentes ao prémio de pintura “António Dacosta”.
O prémio de pintura “António Dacosta” foi instituído pela Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura, através da Direção Regional da Cultura, no corrente ano de 2014, com vista a galardoar, a cada biénio nos anos pares, os artistas regionais, bem como valorizar a atividade cultural regional no domínio das artes plásticas, na categoria de pintura.
O objetivo deste prémio, no valor de 12 mil euros, é o de “promover a criatividade nos Açores", de acordo com o secretário regional da Educação, Ciência e Cultura, Luiz Fagundes Duarte, em declarações à comunicação social aquando da apresentação dos prémios nas áreas das humanidades, pintura e arquitetura.
Na ocasião, Luiz Fagundes Duarte anunciou que os Açores vaão assinalar o centenário de nascimento de António Dacosta com várias atividades ao longo do ano, como conferências e exposições, que circularão por todas as ilhas e serão apresentadas, sobretudo, junto dos públicos escolares.
Será ainda lançada uma coleção de pacotes de açúcar com fotografias de obras de António Dacosta, o que, segundo o secretário regional é uma forma de "incentivar as pessoas a visitarem os museus".
GaCS
Sem comentários:
Enviar um comentário