A Direção Regional da Cultura, através do Museu Carlos Machado, promove sexta-feira, 4 de julho, no Núcleo de Santo André, em Ponta Delgada, a realização de uma sessão aberta ao público sobre o restauro e a conservação de alguns exemplares do acervo de História Natural.
Nesta sessão, que decorre a partir das 18h00 e conta com a participação do biólogo e especialista em taxidermia Pedro Andrade, o público interessado pode ficar a conhecer os trabalhos que decorrem há dois anos de preparação da reabertura daquele Núcleo do Museu.
Para a realização destes trabalhos, o Museu Carlos Machado, ao abrigo de um protocolo estabelecido com o Museu Nacional de História Natural e da Ciência, tem contado com a colaboração de Pedro Andrade, responsável pela oficina de preparação e conservação daquele Museu Nacional, e um dos poucos profissionais de taxidermia em Portugal.
A taxidermia consiste na arte de montar ou reproduzir animais para exposição e estudo.
O trabalho de Pedro Andrade no Museu Carlos Machado tem incidido sobre muitos dos exemplares que estiveram na génese do Museu Açoreano e que foram preparados por Manuel António de Vasconcellos.
Manuel Vasconcellos foi, pela qualidade dos serviços prestados ao Museu, em particular, e ao restauro, em geral, condecorado pelo rei D. Carlos com a Cruz de S. Tiago, aquando da visita régia aos Açores, em 1903.
A sessão pública que se realiza na sexta-feira é limitada a 25 participantes, a partir dos 12 anos, que poderão inscrever-se através do telefone 296202930.
A Direção Regional da Cultura informa que este e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no endereço eletrónicowww.culturacores.azores.gov.pt.
GaCS
Sem comentários:
Enviar um comentário