Texto integral da intervenção do Vice-Presidente do Governo, Sérgio Ávila, proferida hoje, em Ponta Delgada, na apresentação da estratégia de promoção dos produtos açorianos em 2015:
“Num mercado cada vez mais global e exigente como o que temos hoje torna-se imperioso o acesso a novos mercados e o aumento da base económica de exportação para o reforço da competitividade do tecido empresarial dos Açores.
A maioria das nossas empresas, fruto da sua inerente localização geográfica, opera num mercado fragmentado e de dimensão reduzida, o que condiciona o seu funcionamento e a sua capacidade concorrencial.
Esta é uma realidade que nos desafia diariamente e para a qual delineámos uma estratégia consistente, no que ao incremento das exportações diz respeito.
É fundamental capacitar as empresas dos Açores para que possam aceder a novos mercados e reforçar a sua presença nos mercados onde já operam.
Esta capacitação passa por uma aposta constante que os agentes económicos devem fazer na qualificação das suas empresas e no seu posicionamento face a novos mercados.
A Estratégia de Promoção dos Produtos dos Açores, que hoje aqui apresento, passa pela implementação do Plano de Feiras e Missões Empresarias de 2015, bem como pela utilização do Catálogo dos Produtos dos Açores, associada à implementação da “Marca Açores”.
Esta estratégia assenta em ações concretas de promoção, valorização e comercialização dos nossos produtos e serviços que contribuem ativamente para o reforço da competitividade das empresas dos Açores.
Dando continuidade à estratégia de incremento de exportações das empresas de produtos e serviços dos Açores, alargamos este ano o âmbito de intervenção do Plano de Feiras e Missões Empresariais para 2015.
A capacitação das empresas no seu processo de internacionalização, o fomento da cooperação entre empresas, a dinamização de setores económicos e a redução das importações, através da intensificação do consumo de produtos açorianos, são alguns dos objetivos do Plano de Feiras e Missões Empresariais de 2015 elaborado pelo Governo dos Açores em parceria com a Câmara de Comércio e Indústria dos Açores.
São objetivos que se concretizam não só pela continuidade das ações de promoção que o Governo dos Açores tem desenvolvido, com especial relevância para o setor agroalimentar, mas também com o alargamento destas ações a outros setores estratégicos da economia açoriana, como o da indústria da exploração da madeira e o setor imobiliário, numa estratégia de rentabilização e alavancagem destes setores económicos.
Para 2015, apostamos na Europa e na América do Norte como principais mercados de atuação externa. Paralelamente ao desenvolvimento de ações de caráter internacional, o Plano de Feiras e Missões prevê a realização de diversos eventos a nível nacional e regional, de forma a consolidar os mercados tradicionais de produtos açorianos e, por essa via, alargar o universo de consumidores.
O Plano Anual de Feiras e Missões Empresarias para 2015 contempla:
· A participação de empresas açorianas em 15 eventos promocionais associados a uma forte vertente comercial e em que será dada ênfase à “Marca Açores” como marca sinónima de qualidade e de inegável importância para o sucesso de uma estratégia de acesso e fidelização de mercados, que induz valor acrescentado aos produtos e serviços açorianos;
· A realização de uma missão empresarial, organizada em colaboração com a AICEP e que irá promover as empresas da Região nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP);
· A organização de uma missão inversa, que pretende promover a vinda aos Açores de importadores nacionais e internacionais, potenciais investidores e empresários que se revelem interessados nos produtos e serviços regionais.
Neste contexto, não posso deixar de sublinhar a importância destas missões para a economia regional. Temos conseguido, com eventos desta natureza, estabelecer importantes parcerias nacionais e internacionais com efetivo retorno do investimento nos Açores.
A este propósito posso hoje anunciar que as empresas que participaram no Plano de Feiras e Missões de 2014 fecharam o ano com um aumento global de 7,3 por cento das suas exportações, o que correspondeu a um crescimento de 12 milhões de euros do volume de vendas por parte da Região.
O aumento registado constitui uma prova inequívoca da mais-valia que representa esta estratégia de apoio à penetração das nossas empresas em mercados externos, como constitui, também, um incentivo a que prossigamos neste caminho.
Acreditamos que o Plano Anual de Feiras e Missões é um investimento que vem ao encontro das necessidades das empresas açorianas e a sua operacionalização irá, sem dúvida, contribuir efetivamente para o alargamento da base económica de exportação e, consequentemente, para o aumento da competitividade e produtividade do tecido empresarial açoriano.
Considerando, como já foi referido, a importância estratégica da internacionalização e da capacidade exportadora das empresas açorianas, o Governo dos Açores tem vindo a dinamizar um conjunto de medidas de apoio à exportação.
Neste domínio gostaria de anunciar o lançamento do Catálogo dos Produtos dos Açores.
Trata-se de um importante utensilio de divulgação do que os Açores produzem de melhor e, dessa forma, uma ferramenta indispensável na promoção dos nossos produtos e empresas.
O Catálogo dos Produtos dos Açores conta atualmente com a participação de 59 empresas, que nele expõem cerca de 800 produtos.
Sabemos bem que nos Açores não existem só estas empresas ou só os produtos agora incluídos no catálogo e, por isso, gostaria de deixar aqui um desafio aos empresários açorianos que ainda não integram este catálogo, o qual, por ser dinâmico, disponível online e em permanente atualização, está aberto a qualquer empresa que queira aproveitá-lo para divulgar os seus produtos.
Os produtos dos Açores – que são, afinal, marcas distintivas das nossas potencialidades – têm merecido a maior atenção e todo o apoio do Governo Regional.
O Programa de Apoio à Restauração e Hotelaria para Aquisição de Produtos Regionais, que implementámos no sentido de estimular o seu consumo e, consequentemente, o retorno económico de todos os operadores que intervêm na sua produção e comercialização, tem tido resultados muito positivos.
Posso aqui divulgar que, em 2014 – e em grande parte por influência da execução do programa –, o aumento da venda dos produtos regionais apoiados pelo programa foi da ordem dos 300 por cento em relação ao ano anterior.
No decorrer de 2014 foram concedidos apoios que correspondem a vendas de 2,5 milhões de euros de produtos regionais.
O Governo dos Açores, que tudo tem feito para estimular a atividade económica e para apoiar as nossas empresas nestes tempos recentes de maiores dificuldades, regista estes resultados com ânimo e com vontade de fazer ainda mais e melhor.
Mas, como é óbvio, nesse esforço é fundamental a participação dos nossos agentes económicos, numa parceria que – como no caso presente do Plano de Feiras e Missões 2015 – congrega tanto melhores condições para ter sucesso quanto mais ativa e consistente se evidenciar.
O Governo Regional regista com muita satisfação a parceria que, mais uma vez, foi estabelecida com a Câmara de Comércio e Indústria dos Açores num novo projeto estratégico como é o de concretizar um ambicioso plano de promoção das nossas empresas e dos nossos produtos.
Acreditamos na vontade e no querer dos agentes económicos dos Açores.
Temos mesmo provas de que as dificuldades momentâneas não são suficientes para quebrar a vontade empreendedora de que os Açores são exemplo nacional.
Ainda recentemente, um estudo da eInformaDB revelou que os Açores continuam a registar a abertura de 4,1 empresas por cada uma que encerra a sua atividade, o que se traduz no melhor rácio, em todo o país, da relação entre empresas que iniciam a sua atividade e empresas que encerram.
Concretamente, 570 novas empresas iniciaram a sua atividade nos Açores no decorrer de 2014, o que corresponde a um aumento significativo quando comparado com o ano anterior.
A dinâmica e a tenacidade de que o setor empresarial dos Açores tem dado provas leva-nos a ter a certeza de que, juntos, iremos todos vencer os desafios que se nos apresentam e que o sucesso está ao nosso alcance.
Muito obrigado.”
GaCS
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