O Governo dos Açores, no âmbito das Comemorações Regionais do Centenário de Nascimento de António Dacosta, promove sexta-feira, 20 de fevereiro, pelas 20h00, no Auditório da Biblioteca Municipal de Vila do Porto, em Santa Maria, a inauguração da exposição “António Dacosta, um pintor do século XX”.
Esta exposição, idealizada pelo comissário Francisco Pedroso Lima, técnico superior do Museu de Angra do Heroísmo, é constituída por 16 painéis encapsulados que ilustram a vida e a obra de António Dacosta, acompanhados por um conjunto de obras do pintor que representam o seu percurso artístico.
A exposição, que ficará patente até 15 de março, encontra-se estruturada em quatro momentos, denominados “Os primeiros passos: das paisagens da ilha aos primeiros retratos [1914-1935]”, “Pintor Europeu das Ilhas [1935-1947]”, “Paris: pausa, reflexão e crítica [1948-1978]” e “Regresso à Pintura [1980-1990]”.
Esta mostra inclui ainda cerca de 30 peças da autoria do poeta e pintor terceirense, propriedade dos museus regionais de Angra do Heroísmo e Carlos Machado, da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa e dos particulares Miriam Dacosta e Filhos, Francisco Maduro-Dias, Maria do Carmo Sousa Lima e Herdeiros de Francisco Ernesto de Oliveira Martins.
Esta exposição itinerante, patrocinada pela Açoreana Seguros, percorrerá ainda as ilhas de S. Miguel, Graciosa, Faial e Flores até ao próximo mês de agosto.
A Direção Regional da Cultura informa que este e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no endereço eletrónicowww.culturacores.azores.gov.pt.
GaCS
Sem comentários:
Enviar um comentário