O Governo dos Açores, através da Secretaria Regional da Educação e Cultura e com a colaboração da Câmara Municipal da Praia da Vitória, promove quinta-feira, 2 de abril, pelas 21h30, no Auditório do Ramo Grande, a realização de um concerto pela Orquestra Regional Lira Açoriana.
O programa do concerto inclui, na primeira parte, a interpretação das obras “Abertura Festiva”, de D. Shostakovich, "Concerto para Trompete", de A. Araturian, pelo solista David Lopes, e “Doze Titãs”, de Antero Ávila, enquanto a segunda parte será preenchida com as peças “Ceremonial Stereo”, de Jorge Salgueiro, e “Quadros de uma Exposição”, de M. Mussorgsky.
A Direção Regional da Cultura, que coordena o Projeto Lira, salientou que a escolha deste repertório visa permitir que os jovens que integram a Orquestra possam revelar o seu elevado nível musical, ao mesmo tempo que se abrem ao vastíssimo mundo da grande música.
A Orquestra Regional, que retoma este ano a sua atividade, pretende ser fundamentalmente um projeto de formação e, como tal, a direção e a composição da orquestra serão reformuladas bienalmente.
O quadro orgânico do Projeto Lira será versátil, de acordo com a decisão do maestro que esteja na direção artística do projeto, e variará entre 40 e 70 elementos, escolhidos através de um processo de seleção nas ilhas do arquipélago dos Açores.
O músico participante neste projeto que mais se destacar, em termos artísticos e de comportamento, nos quatro estágios realizados em cada edição bienal receberá como prémio um estágio de curta duração, com todas as despesas incluídas, em Portugal ou no estrangeiro.
A atribuição deste prémio resulta de o Projeto Lira pretender constituir-se como uma oportunidade de valorização e evolução para os músicos que forem selecionados para o integrar.
No biénio 2015/2016, a Orquestra Regional Lira Açoriana é dirigida pelo maestro Henrique Piloto, que é formado em Direção de Orquestra e em Direção Coral e possui o Curso de Canto Gregoriano do Instituto Gregoriano de Lisboa.
Henrique Piloto já dirigiu, entre outras, a Orquestra Metropolitana de Lisboa, a Orquestra Académica Metropolitana, a Orquestra Filarmonia das Beiras, a Orquestra do Algarve, a Orquestra da Musikskola de Ümea, o Oratory Choir of Hong Kong e o Coral Lisboa Cantat.
O maestro é docente na Escola de Música Nossa Senhora do Cabo e, como compositor, o seu trabalho dirige-se sobretudo aos jovens músicos.
A Direção Regional da Cultura informa que este e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no endereço eletrónicowww.culturacores.azores.gov.pt.
GaCS
Sem comentários:
Enviar um comentário