A Secretária Regional da Solidariedade Social destacou hoje, no Nordeste, a celeridade da resposta de todas as entidades regionais e autárquicas no socorro às populações afetadas pelas intempéries ocorridas em setembro, assim como o espírito solidário de todas as entidades que disponibilizaram os seus recursos.
Andreia Cardoso falava na assinatura do contrato de gestão dos apoios atribuídos às famílias afetadas pelo mau tempo que atingiu o concelho do Nordeste na madrugada de 3 de setembro, num montante de apoio público de cerca de 72 mil euros, destinado a financiar a reabilitação de 15 moradias.
O contrato, firmado entre o Governo dos Açores, através da Direção Regional da Habitação, a Câmara Municipal do Nordeste e a Casa do Povo de Nordestinho, visa apoiar as famílias beneficiadas na gestão dos montantes, assim como no desenvolvimento dos trabalhos nas suas habitações.
Na sua intervenção, Andreia Cardoso frisou, no entanto, que “o apoio do Governo Regional não termina na recuperação das habitações”, salientando que, a somar a estes apoios, o Instituto de Segurança Social dos Açores atribuiu mais cerca de 32 mil euros para aquisição de mobiliário, eletrodomésticos e outro equipamento doméstico essencial.
“Naturalmente que estamos conscientes que há uma dimensão destes fenómenos que nunca conseguiremos acautelar. A força da Natureza é, por vezes, injusta e, embora saibamos que os estes apoios concorrem para devolver alguma ordem às vidas das pessoas afetadas, há uma parte da reconstrução que só será possível pela determinação, perseverança e capacidade de adaptação que tão bem carateriza os Açorianos destas ilhas”, afirmou a Secretária Regional.
|
GaCS
Sem comentários:
Enviar um comentário