A Secretária Regional da Solidariedade Social destacou hoje, em Angra do Heroísmo, na cerimónia de entrega dos prémios 'Eu Aposto no Meu Futuro', a importância da estabilidade educacional para todas as crianças e jovens.
“Experiências educativas positivas aumentam os níveis de bem-estar destas crianças e jovens, contribuem para o sucesso das suas transições para a idade adulta e amplificam as hipóteses de virem a atingir a realização pessoal e autonomia financeira, assim como de viram a contribuir positivamente para a sociedade”, afirmou Andreia Cardoso nesta cerimónia, que reuniu instituições de acolhimento e beneméritos do concurso.
Numa organização conjunta das direções regionais da Solidariedade Social e da Educação e do Instituto de Segurança Social dos Açores, o prémio visa motivar as crianças e jovens acolhidos em lares de infância e juventude e centros de acolhimento temporário para as atividades escolares e valorizar o seu empenho nas mesmas, reconhecendo o esforço realizado pelas instituições de acolhimento no sentido de proporcionarem às crianças e jovens condições que contribuam para sucesso escolar e educativo.
Andreia Cardoso recordou que “as crianças e jovens institucionalizadas enfrentam obstáculos significativos no acesso a experiências educativas positivas e, por conseguinte, ao mérito académico”, felicitando, por isso, os jovens pelo seu “árduo trabalho e determinação”.
Entre as instituições que acolhem os jovens premiados estão o Centro Social e Paroquial da Fajã de Baixo (São Miguel), a Obra Social Maria Clara dos Açores (Núcleo do Pico), a Irmandade de Nossa Senhora do Livramento, o Grupo Social Santo Agostinho e a Santa Casa da Misericórdia da Praia da Vitória (Terceira).
Esta segunda edição dos prémios, integrados no Programa Acolher, Desenvolver e Integrar, foi apoiada por diversas entidades, que contribuíram com computadores portáteis e verbas em dinheiro entregues aos jovens premiados.
2016.01.29-SRSS-PrémiosEuApostoNoMeuFuturo(1).mp3 2016.01.29-SRSS-PrémiosEuApostoNoMeuFuturo(2).mp3 |
GaCS
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