O Secretário Regional da Educação e Cultura assegurou, em S. Miguel, que a solução para a Escola Básica e Integrada de Capelas será “digna, cómoda e segura”.
“Asseguro para esta escola das Capelas uma solução digna, cómoda e em segurança, em que todos os edifícios cumprirão os requisitos de qualidade exigidos para as instalações escolares do nosso tempo”, afirmou Avelino Meneses, que falava terça-feira numa reunião com a comunidade educativa local.
A intervenção, cujos preparativos técnicos, designadamente ao nível da orçamentação, já estão em curso, será “necessariamente profunda”, frisou o titular da pasta da Educação, salientando que as futuras obras incluem, além da construção de um novo bloco D, a remoção de tetos com amianto, a criação de passagens cobertas entre blocos de salas e a reposição de pisos e revestimentos.
As obras a efetuar conferirão aos novos espaços “adequados níveis de conforto térmico e acústico e, também, nos domínios da salubridade e da funcionalidade, da tecnologia e de maior segurança”, acrescentou.
Para o Secretário Regional da Educação e Cultura, que reuniu, a seu pedido, com um elevado número de alunos, encarregados de educação, professores e funcionários, a solução a implementar deve garantir, naquela como noutra qualquer escola da Região, “uma ambiência propícia ao progresso da aprendizagem porque é esse o objetivo do Governo”.
Avelino Meneses frisou, no entanto, que “as condições estruturais, as vantagens de concretização de um compromisso de anos e o imperativo de boa gestão” dos recursos, determinam a construção de um novo bloco para substituir o D, encerrado por questões de segurança, e a requalificação dos outros edifícios e espaços da escola.
Por outro lado, o Secretário Regional anunciou o encerramento temporário de duas oficinas, construídas na mesma data do bloco D, até ser conhecido o resultado de uma avaliação a ser realizada hoje pelo Laboratório Regional de Engenharia Civil (LREC).
Os alunos afetados por esta decisão serão reacomodados na Escola Profissional, à semelhança do que sucede desde 18 de janeiro, aquando do encerramento, por razões de segurança na sequência de um estudo do LREC, do bloco D da Escola Básica e Integrada de Capelas.
Neste encontro com a comunidade educativa da Escola Básica e Integrada de Capelas, que se prolongou por mais de três horas, Avelino Meneses foi acompanhado pela Diretora Regional da Educação, Fabíola Cardoso, e pelo Diretor do LREC, Francisco Fernandes.
2016.02.02-SREC-EBICapelas.mp3 |
GaCS
Sem comentários:
Enviar um comentário