Os Açores conseguiram apurar duas equipas para a final do CanSat Portugal 2016, que se vai disputar a 16 e 17 de abril, no Aeródromo da Praia de Santa Cruz, em Torres Vedras.
As duas equipas açorianas são a 'ENTA Team SAT2', da Escola de Novas Tecnologias, de Ponta Delgada, e a 'CanDrifters', da Escola Secundária Manuel de Arriaga, da Horta, que integram o grupo das 17 equipas selecionadas.
Entre as 33 equipas que concorreram ao CanSat Portugal 2016, seis são provenientes de escolas dos Açores, nomeadamente a EBS Tomás de Borba, de Angra do Heroísmo, a Escola Secundária Manuel Arriaga, da Horta, com duas equipas, a Escola Básica e Secundária das Flores e a APRODAZ – Associação para a Promoção e Desenvolvimento dos Açores, de Ponta Delgada.
A equipa vencedora da competição nacional vai participar no concurso europeu do CanSat 2016, que se realizará este ano, novamente, em Portugal, entre 22 a 26 de junho.
O CanSat Portugal é um projeto educativo da Agencia Espacial Europeia (ESA), organizado em Portugal pelo Centro AeroEspaço do Aeroclube de Torres Vedras, em cooperação com a Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, com o objetivo de proporcionar aos estudantes portugueses a primeira experiência em projetos de tecnologia aeroespacial.
O CanSat é um modelo funcional de um microssatélite, em que todos os sistemas são integrados no volume de uma lata de refrigerante, que é lançado por um foguetão até uma altitude de 1.000 metros para que, durante a descida, seja possível realizar uma experiência científica, captar os sinais emitidos (telemetria) e garantir uma aterragem segura.
A Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia, através da Direção Regional da Ciência e Tecnologia, financia todas as despesas relacionadas com a deslocação das duas equipas à final nacional desta competição.
As equipas regionais que não foram apuradas para o concurso nacional participam no CanSat regional, que vai decorrer durante a Semana do Espaço, que se realiza em Santa Maria, entre 4 e 10 de outubro.
GaCS
Sem comentários:
Enviar um comentário