O Secretário Regional do Turismo e Transportes destacou hoje, em Ponta Delgada, a resposta positiva da SATA perante a nova realidade, marcada pelo novo modelo de acessibilidades à Região que está em vigor desde abril de 2015.
Vítor Fraga, que falava na apresentação da exposição itinerante alusiva ao 75.º aniversário da SATA, no Aeroporto João Paulo II, salientou que se viveu no último ano “um dos maiores desafios com que a SATA se deparou”, através das alterações ao modelo de acessibilidades à Região e também das Obrigações de Serviço Público interilhas.
“Aquilo que se verificou, contra aquelas nuvens que se adensavam sobre as cabeças de alguns, foi que a SATA esteve cá e respondeu pronta e positivamente sobre esta nova realidade”, sublinhou o Secretário Regional, destacando que, entre abril de 2015 e março de 2016, quando a Região bateu o recorde de passageiros desembarcados nos aeroportos, com 1 milhão e 164 mil passageiros, 73% desses passageiros viajaram com a SATA.
“Com isto não podemos ficar indiferentes, com isto temos bem presente a importância que uma empresa como a SATA tem numa região arquipelágica e insular como a nossa, onde o transporte aéreo é fundamental”, frisou.
No âmbito das Obrigações de Serviço Público para o transporte interilhas, desde outubro de 2015 até ao final do mês de maio, o titular da pasta dos transportes referiu que a SATA transportou 300.500 passageiros, um crescimento relativamente a período homólogo de 45.900 passageiros, um aumento de 18%.
“Isto dá bem mostra do dinamismo que a empresa tem, da capacidade de resposta que a empresa tem, indo ao encontro daquilo que são as necessidades da Região, indo ao encontro daquilo que é a tendência do mercado”, afirmou Vítor Fraga, destacando que foi dada resposta “aos novos impulsos que existem do lado da procura, criando valor não só para a própria empresa, mas também para a Região”.
O titular da pasta dos Transportes salientou que a exposição inaugurada hoje permite recordar “o espirito empreendedor, o caráter visionário dos fundadores da SATA”, assim como evocar todos aqueles que contribuem para a história da empresa, que é para os Açorianos muito mais do que uma simples prestadora de serviços.
“A relação que temos com a SATA é muito mais do que uma relação de clientes para fornecedores, é uma relação claramente emotiva. Não podemos esquecer que a SATA prolonga os Açores para além das fronteiras físicas que nos limitam”, afirmou, acrescentando que, “no fundo, é a SATA que dá asas à Açorianidade tão bem definida por Vitorino Nemésio. Leva efetivamente os Açores ao Mundo e traz o Mundo aos Açores”.
Na sua intervenção, destacou ainda a importância dos colaboradores da empresa, que considerou serem o seu principal ativo pela clara identificação que têm com os valores da Região.
“Conhecem as nossas verdadeiras necessidades e atuam para dar reposta a estas mesmas necessidades”, frisou, salientando que “contribuem diariamente para vencermos todos os desafios com que a Região se depara e com que a empresa se depara. Porque, diariamente, muitos dos desafios da Região são também os desafios da SATA”.
O Secretário Regional manifestou o desejo de “um enorme sucesso” para a exposição, agradecendo aos colaboradores da empresa por “todo o empenho que têm tido para que a empresa continue a desenvolver a sua atividade com sucesso”, assim como à sua equipa de gestão, afirmando que “certamente levarão a empresa a bom porto, ou bom aeroporto, com o empenho e dedicação de todos os colaboradores que tem existido e que, estou certo, continuará a existir”.
|
GaCS
Sem comentários:
Enviar um comentário