sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Governo dos Açores defende a proteção intransigente dos vinhos e vinhedos europeus, afirma Luís Neto Viveiros

O Secretário Regional da Agricultura e Ambiente afirmou hoje, na Horta, que o Governo dos Açores “defende a proteção intransigente dos vinhos e vinhedos europeus”, não subscrevendo a “tentativa de liberalização dos direitos de plantação”.

“Defende a proteção intransigente dos vinhos e vinhedos europeus, os seus 'terroirs' e, simultaneamente, as paisagens características e os empregos”, afirmou Luís Neto Viveiros, na sessão de abertura da reunião do Bureau Internacional da Assembleia das Regiões Europeias Vitícolas - AREV.

O Secretário Regional manifestou satisfação por, pela primeira vez, esta reunião se realizar nos Açores, “pelo prestígio da AREV, pela sua representatividade no panorama vitivinícola europeu e, também, pela sua oportunidade, quando se encontram em negociação dossiers decisivos para o futuro das vinhas e dos vinhos europeus”.

“Conscientes de que a transferência para o poder europeu de funções e competências em matéria de agricultura, do meio ambiente, do comércio internacional e da fiscalidade, justificam que seja mantida a voz das Regiões no diálogo com a Europa, consideramos a presença e a participação ativa dos Açores em organizações como a AREV da maior relevância”, afirmou.

Segundo Luís Neto Viveiros, os Açores identificam-se “com a posição de defesa” assumida por esta associação “relativamente à Denominação de Origem, no sentido de proteger os vinhos que simbolizam as respetivas regiões de produção, como fator de identidade e valorização dos produtos”.

Por outro lado, reforçou a posição de defesa da rotulagem dos vinhos, sob pena, disse, de “imperando algumas propostas, estarmos a vender vinhos sem rosto e sem identidade”.

“Relativamente às negociações para acordos de comércio livre UE-EUA, são as normas europeias (associadas às da Organização Internacional da Vinha e do Vinho) que devem ser acauteladas nas negociações para o setor vitivinícola”, frisou.

Luís Neto Viveiros salientou que produzir vinho nos Açores é “um ato de dedicação, de vontade e do exercício de uma arte herdados dos nossos antepassados que da pedra souberam fazer uma aliada na produção de vinha, junto ao mar”, assegurando que “imbuído do mesmo espírito”, o Governo dos Açores vai “prosseguir a aposta na dinamização e fortalecimento da vinha, do vinho e da sua cultura”.

Para o Secretário Regional, promover o Enoturismo é um dos objetivos estabelecidos nesse sentido, pelo que a Região acompanha “com o maior interesse” a realização de um estudo “sobre a criação de uma marca de excelência enoturística, a ser utilizada por todas as regiões membros da AREV, como é o caso dos Açores”.

Anexos:



GaCS

Sem comentários: