quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Rede de Cuidados Continuados Integrados reforçada no número de camas e de equipas de serviços domiciliários, afirma Luís Cabral

O Secretário Regional da Saúde afirmou hoje, na Horta, que o alargamento da rede de continuados integrados com “uma resposta em proximidade com os utentes e com os familiares” é uma das prioridades do Governo dos Açores para 2015.

“Há uma verba de 2,4 milhões de euros que vai permitir que, no próximo ano, sejam disponibilizadas mais de duas centenas de camas em toda a Região, 16 equipas domiciliárias de apoio integrado e 10 equipas comunitárias de suporte em cuidados paliativos, distribuídas por várias ilhas”, frisou Luís Cabral, numa intervenção na Assembleia Legislativa.

Luís Cabral acrescentou que “os internamentos de cuidados paliativos serão criados nos três hospitais da Região, estando já pronto para adjudicação o projeto de adaptação do 5.º piso nascente do Hospital de Ponta Delgada, de modo a permitir a criação de 10 camas”.

O Secretário Regional salientou ainda que, em 2015, será dado início à rede regional de cuidados continuados de saúde mental.

No discurso que proferiu no debate das propostas do Plano de Investimentos e Orçamento para 2015, o Secretário Regional da Saúde referiu vários investimentos previstos em termos de construção e beneficiação de infraestruturas da saúde, bem como a aquisição de equipamentos para as unidades de saúde do arquipélago.

Nesse sentido, destacou as obras do novo Centro de Saúde de Ponta Delgada, a ampliação do Hospital da Horta, a remodelação do Serviço de Urgência do Hospital de Ponta Delgada e a conclusão das obras de beneficiação em diversos centros de saúde, bem como a conclusão do Solar da Glória.

De acordo com o Plano, serão adquiridos os equipamentos para o Centro de Saúde da Madalena e para o novo Centro de Saúde de Ponta Delgada e um novo equipamento de Ressonância Magnética para o Hospital do Divino Espírito Santo.

Na área da Proteção Civil, segundo Luís Cabral, está previsto “um significativo esforço destinado à implementação da nova rede de comunicações”, que deverá estar concluída no final de 2015, bem como a construção e remodelação de vários quartéis de bombeiros e a aquisição de cinco ambulâncias de socorro e transporte, devidamente equipadas, destinadas às ilhas de São Miguel, Terceira, Faial, S. Jorge e Pico.




GaCS

Sem comentários: