sábado, 22 de novembro de 2014

Isabel Rodrigues apela à participação cívica dos jovens açorianos

A Secretária Regional Adjunta da Presidência para os Assuntos Parlamentares apelou hoje, em Ponta Delgada, à participação cívica dos jovens açorianos, nomeadamente através da apresentação de contributos que ajudem a criar melhores políticas públicas, que respondam efetivamente às necessidades da juventude.

“O Governo dos Açores entende que a juventude é um dos mais importantes ativos da região”, frisou Isabel Rodrigues, salientando que “as condições de desenvolvimento que proporcionarmos aos jovens vão condicionar o seu desempenho enquanto adultos e, consequentemente, o contributo que poderão dar aos Açores”.

Isabel Rodrigues, que falava na apresentação do novo programa da Direção Regional da Juventude, intitulado Juventude em Foco: do Sonho à Ação, salientou que esta iniciativa cumpre o objetivo fundamental de “assegurar o direito dos jovens à participação, garantindo-lhes um espaço para emitir a sua opinião e que a sua opinião sobre as políticas públicas que os afetam é ouvida e consequente”.

“Este programa visa impulsionar a participação cívica dos jovens”, afirmou a Secretária Regional, salientando a importância da participação dos jovens na vida comunitária.

Na sua intervenção, Isabel Rodrigues considerou que este novo programa “vai permitir recolher contributos sobre um conjunto vasto de áreas que têm a ver com a vida dos jovens”, acrescentando que se pretende que “esses contributos possam influenciar a elaboração das políticas públicas”.

“Este projeto é um apelo à vossa participação, um apelo a que façam ouvir a vossa voz, a que transmitam aquilo que pensam sobre as políticas em curso, mas também nos apresentem propostas concretas de ação que serão ponderadas”, afirmou.

Por seu lado, a Diretora Regional da Juventude revelou que o novo programa dirige-se a jovens açorianos residentes nos Açores, com idades entre 18 e 30 anos, e vai desenvolver-se online de dezembro de 2014 até 15 de maio de 2015, culminando com a realização de uma sessão presencial, em junho.

“Este pretende ser um espaço para reflexão e cooperação dos jovens no fomento das políticas de juventude nos Açores”, afirmou Pilar Damião, salientando que o debate será centrado em torno de sete áreas, nomeadamente emprego, empreendedorismo, investigação, indústrias criativas e culturais, ambiente, Europa 2020 e voluntariado.

Pilar Damião frisou que o recurso às novas tecnologias permite a participação de todos os interessados, independentemente do local onde se encontrem, especificando que o projeto se desenvolve através de fóruns, com participação livre, e de moções, que serão apresentadas individualmente.

As moções serão analisadas e avaliadas por um júri de cada uma das áreas, tendo os autores das moções selecionadas a oportunidade de as apresentar e defender publicamente na sessão que terá lugar na primeira quinzena de junho.

Os vencedores terão oportunidade para visitar o Parlamento Europeu, numa iniciativa do eurodeputado socialista Ricardo Serrão Santos.

“Estamos numa época em que é preciso mais ação para realizar os nossos objetivos, para isso é preciso apelar à criatividade, às novas ideias, ao empreendedorismo”, afirmou o eurodeputado, frisando que “aos jovens, pede-se e exige-se um envolvimento mais ativo” na vida da sua comunidade.

Anexos:


GaCS

Sem comentários: