sexta-feira, 28 de novembro de 2014

"O Mundo na Escola" desloca-se às ilhas de S. Miguel e Terceira

O Governo dos Açores, através das direções regionais da Educação e da Ciência e Tecnologia, celebra hoje um protocolo de colaboração com o programa “O Mundo na Escola”, da Ministério da Educação e Ciência.

O protocolo, que se insere no âmbito do Plano Regional de Leitura (PRL) e tem como objetivo promover a literacia científica junto do público estudantil, em particular, e do restante público, em geral, permitirá fazer deslocar a S. Miguel a exposição "A Física no dia a dia na escola" e à Terceira a exposição “Insetos em ordem”.

A exposição itinerante intitulada “A Física no dia a dia na escola” é baseada na obra "A Física no dia a dia", de Rómulo de Carvalho, que tem marcado a vida das escolas de todo o país.

Desenvolvida pelo Pavilhão do Conhecimento, a exposição original foi exibida entre novembro de 2011 e setembro de 2012, tendo sido adaptada para uma itinerância pelas escolas no âmbito do programa "O Mundo na Escola".

Esta exposição está organizada seguindo a lógica das várias divisões de uma casa – quarto, sala, escritório, cozinha e jardim - e utiliza objetos do quotidiano para explicar princípios básicos da Física Clássica, trazendo uma nova visão do mundo que nos rodeia.

As atividades disponibilizadas utilizam materiais simples, como clipes, pregos, espelhos, relógios, chaleiras ou balanças de cozinha.

Entre novembro de 2012 e maio de 2014 a exposição esteve em 46 escolas de todo o país, tendo sido visitada por mais de 65 mil pessoas.

Nos Açores, esta exposição estará patente no Centro de Ciência Viva - ExpoLab, na Lagoa, de 28 de novembro 2014 a 31 de janeiro de 2015.

As escolas que queiram proporcionar visitas de estudo aos seus alunos devem contactar o ExpoLab para marcar o dia e hora.

A exposição estará também aberta ao público, no horário normal de funcionamento do Centro de Ciência Viva - ExpoLab.



GaCS

Sem comentários: