domingo, 30 de novembro de 2014

Presidente do Governo visita Comunidades Açorianas no Canadá

O Presidente do Governo inicia segunda-feira uma visita ao Canadá, durante a qual se vai encontrar com as comunidades açorianas residentes nas províncias do Quebeque, Manitoba e Ontário, visita instituições direcionadas para a intervenção social e cultural junto da comunidade açor-descendente e participa em encontros com empresários para apresentação de oportunidades de investimento na Região.

No primeiro dos quatro dias desta deslocação, Vasco Cordeiro visita a Missão de Santa Cruz, que desenvolve uma intervenção social junto da comunidade portuguesa de Montreal, e reúne-se com o Centro de Ação Sociocomunitária de Montreal, criado em 1972, que se dedica a promover a integração na sociedade de pessoas socialmente desfavorecidas das várias comunidades desta cidade.

Ainda na segunda-feira, o Presidente do Governo vai encontrar-se com os responsáveis da Casa dos Açores do Quebeque, constituída em 1978, terminando este dia com um encontro com a comunidade açoriana que reside nesta província do Canadá.

No dia seguinte, Vasco Cordeiro participa, ainda em Montreal, num encontro de trabalho com empresários açorianos, açor-descendentes e canadianos, promovido pela Sociedade para o Desenvolvimento Empresarial dos Açores (SDEA), onde serão apresentadas oportunidades de investimento nos Açores, viajando depois para Winnipeg, onde terá um encontro com a comunidade açoriana de Manitoba, promovido pela Casa dos Açores de Winnipeg.

Uma visita ao Lar de Santa Isabel de Winnipeg, um projeto de habitação sem fins lucrativos apoiado pela comunidade portuguesa de Manitoba e que apoia açor-descendentes, e um encontro com empresários do Winnipeg preenchem o programa de quarta-feira.

O último dia da deslocação de Vasco Cordeiro ao Canadá será dedicado à Província de Ontário e estará centrado na cidade de Toronto, onde visita o Harbord Collegiate Institute, uma das primeiras escolas secundárias a lecionar a Língua Portuguesa no Canadá, e participa num encontro com empresários de Toronto, promovido pela SDEA.

Durante a tarde, o Presidente do Governo visita a empresa GlobeStar Systems, do empresário David Tavares, que emigrou para o Canadá em 1966, seguindo-se uma reunião com a Direção e os órgãos sociais da Casa dos Açores de Ontário, fundada em 1968, terminando o dia com um encontro com a comunidade açoriana desta província.

A Comunidade Luso-Canadiana comemorou, em 2013, seis décadas da chegada ao Canadá do primeiro grupo de emigrantes, que desembarcaram, em maio de 1953, em Halifax.

Atualmente, estima-se que entre 65 a 75 por cento dos cerca de 400 mil portugueses e seus descentes que vivem no Canadá sejam oriundos dos Açores.



GaCS

Sem comentários: