terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Centro Regional de Apoio ao Artesanato promove prémio CoMTradição

O Centro Regional de Apoio ao Artesanato (CRAA) promove sexta-feira, dia 12 de dezembro, pelas 20h30, na Galeria de Exposições Temporárias do Museu da Indústria Baleeira, em São Roque do Pico, a primeira edição do Prémio CoMTradição - Prémio de Artesanato dos Açores.

Este galardão pretende distinguir, divulgar e promover a atuação exemplar de entidades ou artesãos que se diferenciaram pelo desenvolvimento de boas práticas na área do artesanato, contribuindo, de forma significativa, para a preservação e promoção desta atividade, em particular, e da cultura regional no seu todo.

Nesta primeira edição do CoMTradição serão distinguidas as artesãs Alzira Neves e Conceição Neves, fundadoras da Escola Regional de Artesanato de Santo Amaro, na ilha do Pico.

Para assinalar a atribuição do prémio, o CRAA realiza uma exposição de caráter retrospetivo sobre o artesanato regional, que estará patente até 28 de fevereiro de 2015, e promove a apresentação de um catálogo que constituirá um referencial historiográfico e bibliográfico das artes e ofícios açorianos.

A Escola Regional de Artesanato de Santo Amaro, fundada em 1986 pelas irmãs Alzira e Conceição Neves, tem prosseguido uma assinalável ação de preservação e divulgação do artesanato local, funcionando como escola-oficina e como museu etnográfico onde são produzidos trabalhos em palhinha de trigo, escamas de peixe e outros materiais.



GaCS

Sem comentários: