sábado, 20 de dezembro de 2014

Vasco Cordeiro defende Autonomia vencedora e forte no mundo global

O Presidente do Governo dos Açores defendeu na noite desta sexta-feira que não há nada que impeça que os Açorianos, e que cada uma das ilhas e dos concelhos da Região, possam vencer e afirmar-se nas mais variadas áreas, mesmo perante um mundo cada vez mais aberto e globalizado.

“O desafio hoje já não é o de lutar contra o isolamento. O desafio hoje é o de saber como vencer num mundo cada vez mais próximo, mais global e aberto”, afirmou Vasco Cordeiro, que falava na cerimónia de encerramento das comemorações dos 500 anos do Concelho do Nordeste, que incluiu o lançamento do livro “Lugar Caído no Crepúsculo” do escritor João de Melo.

 “No fundo, é termos uns Açores e, sobretudo, termos uma Autonomia forte que se possa comparar com quem quer que seja. De termos uma Região e uma Autonomia que trabalhe para que não se envergonhe de ombrear com quem quer que seja”, afirmou Vasco Cordeiro, para quem este desafio depende “daquilo que fazemos e sentimos, depende de cada Açoriano”.

Na sua intervenção, o Presidente do Governo considerou, ainda, que estas comemorações dos 500 anos do Nordeste não podem ser vistas como um ponto de chegada, mas sim como um ponto de partida relativamente à forma como, de uma de uma forma mais global, os Açores querem vencer os desafios com que estão confrontados.

“É fundamental recolher essas lições do passado, mas também ter a consciência de que o Mundo mudou”, disse o Presidente do Governo, ao realçar que a Região passou de uma situação em que tinha de lutar contra o isolamento e batalhar para encurtar distâncias para uma realidade em que estas distâncias estão, efetivamente, cada vez mais curtas e o isolamento esbatido.

“Temos de resistir à tentação de nos acomodarmos, de erguermos barreiras e de julgarmos que é no nosso cantinho que conseguimos sobreviver ou vencer”, considerou Vasco Cordeiro, que prestou, também, homenagem a todos aqueles que, ao longo dos últimos cinco séculos, fizeram do Nordeste aquilo que é hoje.

Anexos:
2014.12.19-PGR-Comemorações500AnosNordeste.mp3

GaCS

Sem comentários: