sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Presidente do Governo saúda criação de Intergrupo do Parlamento Europeu para as questões do Mar, Ilhas e Zonas Costeiras

O Presidente do Governo, Vasco Cordeiro, congratulou-se hoje com a constituição, no âmbito do Parlamento Europeu, de um Intergrupo dedicado especificamente às questões do Mar, Ilhas e Zonas Costeiras.

"Esta é uma boa notícia para o conjunto da Europa marítima e o justo reconhecimento do trabalho conduzido pelos membros deste Intergupo durante a legislatura anterior”, afirmou Vasco Cordeiro, que é também Presidente da Conferência das Regiões Periféricas Marítimas (CRPM).

Os líderes dos grupos políticos com representação no Parlamento Europeu apresentaram ao Presidente deste orgão, Martin Schulz, a proposta para a constituição deste Intergrupo, uma pretensão que o Governo dos Açores e a CRPM defendiam como necessária.

“Isso mostra que o Parlamento Europeu reconhece a importância vital dos mares e das regiões costeiras para o futuro da Europa”, salientou Vasco Cordeiro, acrescentando que o Intergrupo, trabalhando em conjunto com as várias regiões marítimas, será capaz de apresentar propostas concretas à Comissão e ao Conselho para “desenvolver o enorme potencial do mar de uma forma mais responsável e sustentável“.

O Intergrupo sobre o Mar, Ilhas e as Zonas Costeiras, que integra os dois eurodeputados dos Açores, será responsável pela coordenação, no Parlamento Europeu, das questões marítimas e insulares e será estruturado em torno de prioridades temáticas e geográficas.

Será, assim, promovida uma abordagem integrada de questões como a relação entre o 'crescimento azul' e desenvolvimento sustentável, a indústria marítima europeia, a atratividade das profissões marítimas, bem como o desenvolvimento sustentável das zonas costeiras, entre outras.

O trabalho do Intergrupo será seguido de perto pela CRPM, organismo de cooperação inter-regional do qual o Vasco Cordeiro é Presidente desde setembro de 2014.

A CRPM pretende disponibilizar ao Intergrupo toda a experiência territorial adquirida ao longo dos anos, assente na ação das suas comissões geográficas, a fim de apoiar os membros no seu trabalho e para ajudar a moldar novas propostas de ação da União Europeia nas áreas marítimas e insulares abrangidas.



GaCS

Sem comentários: