quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Museu do Pico inaugura a exposição CoMTradição - Prémio de Artesanato dos Açores

A Direção Regional da Cultura, através do Museu do Pico, inaugura sexta-feira, pelas 20h30, no Museu da Indústria Baleeira, em São Roque do Pico, uma exposição intitulada "CoMTradição, Prémio de Artesanato dos Açores".

A mostra, promovida pelo Centro Regional de Apoio ao Artesanato, visa homenagear as artesãs picoenses Conceição e Alzira Neves, através da entrega do prémio “CoMTradição".

Esta homenagem, além da atribuição do prémio, inclui uma exposição de caráter retrospetivo e antológico e a publicação de um catálogo que constituirá uma importante referência historiográfica e bibliográfica, no qual se reconhece, valoriza e dá visibilidade ao trabalho das duas irmãs gémeas.

Conceição e Alzira Neves protagonizaram ações e trabalhos expressivos no sentido da valorização da tradição, com ênfase na estratégia de preservação e ampliação da identidade cultural dos Açores, através da Escola de Artesanato de Santo Amaro, que fundaram em 1986, na ilha do Pico.

As duas irmãs contribuíram para dinamizar, divulgar e manter vivo o legado de vários ofícios artesanais, apurando sempre a criatividade e a estética dos trabalhos, sem ferir a tradição secular do artesanato da ilha.

A exposição estará patente até ao final de fevereiro, podendo ser visitada de terça a sexta-feira das 09h15 às 12h30 e das 13h30 às 17h00 e, aos sábados e domingos, das 09h15 às 12h30.

A Direção Regional da Cultura informa que este e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no endereço eletrónicowww.culturacores.azores.gov.pt.



GaCS

Sem comentários: