A partir de amanhã, passam à fase de minimização os concelhos de Lagoa, Vila Franca e Povoação na ilha de S. Miguel e das Lajes, Madalena e S. Roque, na ilha do Pico.
Nestas circunstâncias, os testes da Gripe A (H1N1) passam a realizar-se apenas aos doentes cujo quadro clínico o justifique, bem como às crianças até aos cinco anos de idade.
Esta medida fica a dever-se ao número crescente de casos que se têm verificado nestas localidades e ao facto de a maior parte dos resultados dos testes realizados serem positivos.
A passagem para a etapa de minimização, agora decidida, permite, como já acontece nos casos de Ponta Delgada, Ribeira Grande e Nordeste, reduzir o tempo de atendimento por doente, privilegiando-se o tratamento.
Também por despacho do secretário da Saúde, alguns funcionários da RTP-A e da Antena 1 Açores serão incluídos no grupo de profissionais imprescindíveis ao funcionamento da sociedade, “atendendo ao papel fundamental que os serviços públicos de televisão e rádio desempenham no arquipélago, nomeadamente em situações de catástrofe”.
GaCS/RC
Sem comentários:
Enviar um comentário