Os 19 municípios da Região Autónoma dos Açores obtiveram em 2008 receitas no valor total de 207,3 milhões de euros, o que representa um acréscimo de 11,3% relativamente ao ano anterior.
O crescimento global da receita dos municípios açorianos durante o ano passado deveu-se sobretudo às transferências resultantes de apoios do Governo Regional e de outras entidades, com exclusão dos fundos do Orçamento do Estado e da União Europeia, e aos empréstimos contraídos, que cresceram 45%.
Contrariando uma tendência que se vinha verificando nos últimos anos, os municípios dos Açores assistiram em 2008 a uma diminuição, ainda que ligeira, das suas receitas locais, provenientes de impostos, taxas e venda de bens e serviços.
Segundo revela a proposta de Orçamento da Região para o próximo ano, em 2008 as despesas de pessoal dos municípios açorianos aumentaram 2,4% comparativamente com o ano anterior, enquanto o investimento municipal cresceu 23%, ultrapassando os 84 milhões de euros, o que constitui um recorde absoluto.
Durante o ano passado, os municípios registaram um aumento de 18% nos encargos com os juros de empréstimos, reflectindo os aumentos de taxas de juros, bem como o montante de 25 milhões de euros de empréstimos contraídos em 2008, o valor mais elevado dos últimos seis anos.
GaCS/FG
Sem comentários:
Enviar um comentário