quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Satélite Hispasat desviou-se da sua rota afectando a RTP Açores



As emissões da RTP Açores e de DAB estão novamente interrompidas, ou estão a ser feitas com cortes sucesssivos. A Hispasat está a tentar reorientar as antenas e sistemas do satélite, implicando essas alterações novos desalinhamentos. A situação deve ser normalizada ao longo da noite ou amanhã, porque os sistemas têm que ser novamente realinhados. A operadora espanhola de telecomunicações de satélite permanece silenciosa como um túmulo, no seu site, acerca do caso. Para já estão comprometidas as operações do Multimédia desta noite, feitas habitualmente através da rede Zon.



As emissões de DAB foram retomadas. As antenas foram redireccionadas provisóriamente para a posição que o satélite ocupa nesta altura. Está previsto que amanhã a Hispasat vai recolocar o satélite na sua posição correcta. O que vai significar novos desalinhamentos, que terão novamente que ser corrigidos. Pelo que, mais uma vez, as emissões da RTP Açores na rede Zon e as emissões de DAB do grupo Antena 1 serão interrompidas, até ser realizado o necessário realinhamento das antenas e dos sistemas de recepção para as posições originais. Na altura da interrupção do satélite a RTP Açores tinha no ar uma emissão em directo da Assembleia Legislativa Regional, onde estava em debate o Plano Regional Anual da Região (investimento público previsto nos Açores, para o próximo ano, estimado em carca de 815,7 milhões de euros.). O site da Hispasat não tem a mínima referência a este desalinhamento do seu satélite (http://www.hispasat.com/).



Problemas com a recepção do satélite Hispasat estão esta tarde a provocar falhas diversas em várias recepções de rádio e televisão. Assim, na Antena 1 Açores, está em baixo o DAB (5 canais nacionais) e a Antena 2. Na rede Zon está também em baixo o canal da RTP Açores. Este satélite não é o mesmo que a rede Meo utiliza, razão porque naquela rede a RTP Açores se mantém no ar. Ainda não há muitos dados sobre este problema, mas aparentemente o satélite Hispasat ter-se-á desviado da sua rota, o que provoca estas falhas. A resolução deste problema ou passa pela Hispasat ou pela reorientação das antenas e sistemas de recepção. Os diversos departamentos técnicos envolvidos, aqui e no continente, estão a tentar solucionar o problema.António Gil com Gabinete Técnico da RTP Açores




Fonte: RTP

Sem comentários: